segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Serasa: procura por crédito cai 10,7% em setembro

A procura do consumidor por crédito sofreu uma queda de 10,7% em setembro na comparação com agosto, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado hoje. No confronto com setembro do ano passado, houve aumento de 1,6%. Essa é a menor expansão anual já registrada nos últimos 23 meses. No acumulado de janeiro a setembro de 2011, a demanda por crédito é 11,8% maior do que o registrado no mesmo período de 2010.
"O agravamento da crise financeira internacional, gerando mais turbulências nos mercados, e os alertas das autoridades governamentais brasileiras de que o País não está imune ao quadro externo afetaram o apetite do brasileiro por crédito", explicam os economistas da Serasa Experian, em nota. Além disso, dizem eles, a menor quantidade de dias úteis no mês de setembro também contribuiu para a retração na casa dos dois dígitos da demanda do consumidor por crédito em relação a agosto. A queda na procura de crédito no mês passado ocorreu em todas as faixas de rendimento mensal, sendo que os consumidores de menores rendimentos apresentaram recuos mais intensos na busca por crédito.
Os consumidores de baixa renda foram os que menos procuraram crédito no mês passado. Segundo a Serasa Experian, entre os consumidores que ganham até R$ 500 por mês a queda foi de 12,7%. Os consumidores com renda acima de R$ 10 mil mensais acusaram uma variação negativa de 7,2%. "Este comportamento é natural, pois quanto menor é a renda, menor é a probabilidade de existência de reservas financeiras para enfrentar períodos de turbulências. Assim, os consumidores menos favorecidos tendem a se retrair mais intensamente em termos de busca por crédito", explicam os economistas da entidade.
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário