quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cartilha com Turma da Mônica orienta pais sobre perigo de jovens começarem a beber muito cedo

Mais fácil prevenir do que remediar. Pensando nisso, a Ambev, em parceria com a Turma da Mônica, lançou uma cartilha que ensina os pais a conversarem com seus filhos sobre o consumo de álcool por menores de idade.
O objetivo da campanha é fazer com que os jovens, desde o primeiro ano de vida, sejam alertados sobre os perigos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mantendo um diálogo aberto e sem tabus.
— A criança não vira um adolescente de repente, ela aprende desde cedo. O consumo de bebida por menores normalmente ocorre dentro da casa de familiares e amigos — explicou a especialista em prevenção e saúde coletiva Bettina Grajcer.
Jornalista e alcoólatra assumida, Barbara Grancia é o exemplo de que a prevenção pode ser a maior arma no combate ao consumo excessivo. Internada por diversas vezes para se tratar do problema, que vem superando há seis anos, Bárbara conta que seu primeiro porre aconteceu aos 3 anos, o segundo aos 6 e depois aos 9, quando pegava bebidas dos adultos em eventos da família.
— Se eu tivesse tido uma interação familiar diferente, talvez tivesse mudado meu destino. Meus pais não sabiam nada sobre o assunto — lembrou — A pessoa que o jovem mais confia é a mãe.
A cartilha e os vídeos estrelados pelos personagens da Turma da Mônica com informações sobre o consumo para menores e dicas para os pais interagirem com as crianças estão disponíveis no sitewww.ambev.com.br/papoemfamília.
Absorção
Desde a ingestão até a absorção do álcool total estima-se em média uma hora. O tempo depende de uma série de fatores, entre eles, a presença de alimento e a velocidade de consumo.
Distribuição
O álcool é transportado pelo sangue para todos os tecidos que contêm água. As maiores concentrações ficam no cérebro, fígado, coração, rins e músculos.
Metabolismo
De 90% a 95% do álcool é metabolizado no fígado. Enzimas dividem o álcool em várias substâncias.
Eliminação
O álcool, em sua maioria, é eliminado pela urina e 5% saem pela respiração, transpiração e salivação. O álcool também inibe a liberação do hormônio responsável pela reabsorção de água, provocando a maior vontade de urinar.
Diferentes efeitos
Os efeitos do álcool são diferentes e mais perigosos nos jovens. Como o sistema nervoso ainda está em desenvolvimento, as vias neuronais são mais suscetíveis aos efeitos. Além disso, os jovens não conhecem ainda tudo o que o álcool pode provocar em seu corpo.
Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário