A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no mês de setembro de 2013. AUnimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico lidera a lista pelo terceiro mês consecutivo.
No levantamento, realizado mensalmente, a ANS projeta um Índice de Reclamações avaliando o desempenho dos planos. No nono mês do ano, os grupos de operadoras de grande porte ficaram com média de 1,16. A Unimed registrou desempenho de 3,87. Quanto menor for o índice, significa que menos queixas foram registradas.
Veja os dez planos de saúde com maior número de queixas, segundo a ANS:
Plano de Saúde | Índice |
---|---|
Fonte: ANS | |
Unimed Paulistana | 3,87 |
Amil | 3,36 |
Green Line | 3,30 |
Camed | 3,28 |
Casa de Saúde São Bernardo | 3,16 |
Amico | 3,15 |
Golden Cross | 2,91 |
Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte | 2,55 |
GEAP Funadação de Seguridade Social | 2,38 |
Unimed-Rio | 2,27 |
Médio e pequeno portes
Considerando os planos de médio porte, a operadora Só Saúde Assistência Médico Hospitalar recebeu o maior número de reclamações e ficou com 12,71 no índice, acima da média de 1,04 do grupo. Quanto às de pequeno porte, a Associação Evangélica Beneficente de Londrina foi a pior avaliada, com média 142,07 (a média geral foi de 1,06).
Procurada pelo InfoMoney, a Golden Cross ressalta que atua de acordo com as normas determinadas pela ANS e preza pela excelência no atendimento aos associados. "Informa ainda que discorda parcialmente da metodologia utilizada para determinação do índice, na medida que o mesmo considera as reclamações que foram efetuadas diretamente na ANS sem antes ter passado pelos diversos canais de atendimento da operadora. Além disto, desconsidera as reclamações integralmente solucionadas no prazo estabelecido pela regulamentação."
A Unimed Paulistana informou que todas as reclamações que são encaminhadas para a empresa têm retorno ao reclamante de 100%, porém, pelo ponto de vista do cliente, nem sempre a solicitação é atendida, isso porque os contratos assinados entre as partes baseiam-se em cláusuras previamente aprovadas pela ANS que estabelecem, como por exemplo: carência, exames e procedimentos e que nem sempre são cobertas pelo plano contratado pelo cliente, razão pela qual, o beneficiário pode mencionar que sua solicitação não foi atendida, mas não em função do descumprimento de contrato pela Unimed Paulistana.
As demais operadoras de planos de saúde não se pronunciaram sobre o assunto até a publicação desta reportagem.
Fonte: Informoney
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