quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dicas sobre o serviço de abastecimento de água

A conta de água deve apresentar algumas informações, que muitas vezes são ignoradas, mas é importante que você  fique atento a elas, pois um consumidor bem informado pode defender os seus direitos. Por isso, daremos algumas dicas para que o nosso leitor veja além do valor a ser pago mensalmente. 
Para entender melhor a sua conta e saber quais informações ela apresenta, entre no site da Sabesp e clique nos ícones "Agência virtual" ,"Sua conta" e "Conheça sua conta".
Dicas do Procon e seus direitos
- É importante verificar se as torneiras não estão pingando, se a descarga está funcionando adequadamente e se o chamado ladrão da caixa de água ou reservatório de água não está vazando em razão do mau funcionamento da boia.
- É possível solicitar a interrupção do fornecimento de água nos casos em que o imóvel estiver desocupado, pois assim não poderá haver a cobrança pelo valor mínimo. No entanto, verifique as taxas para a suspensão e para a religação e veja se é mais vantajoso do que pagar o valor mínimo.
-Verifique, na sua conta, o dia previsto para a próxima leitura do hidrômetro na sua residência. Deixe uma pessoa disponível para atender o leiturista.  Alguns problemas podem atrapalhar (ou impedir) que o funcionário da empresa tenha acesso ao hidrômetro: casa fechada; cachorro solto, vidro do relógio sujo ou embaçado. Evite que isso ocorra!
- Na impossibilidade de se fazer a leitura, a empresa fará a cobrança pela média de consumo faturado dos últimos 180 dias.  A concessionária tem o dever de informar  o consumidor, por escrito, sobre o impedimento de leitura e a possibilidade da suspensão no fornecimento caso se mantenha a impossibilidade de leitura;
- Caso a empresa não interrompa o serviço após o terceiro mês consecutivo de impedimento da leitura do hidrômetro, deverá efetuar a cobrança com base no consumo mínimo (consulte a concessionária de sua cidade para saber qual é este valor), sem a possibilidade de o prestador de serviço promover futura cobrança da diferença de valores medidos e cobrados.
- Atas de consumo, muitas vezes, decorrem de vazamentos na rede de água. A conservação das instalações internas do imóvel é de responsabilidade do consumidor. Portanto, ao observar alta anormal de consumo,  deve-se verificar previamente as condições do sistema hidráulico do imóvel (vazamentos de torneira, encanamentos, vaso sanitário, etc).
Fonte: Procon SP

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