sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Supermercado venderá produtos vencidos, mas ainda adequados

Imagem | Nick Collins / The Telegraph| UK
Comer alimentos vencidos faz mal para a saúde. Será? Muitas vezes a data de validade expira, mas os alimentos e produtos ainda estão em condições de consumo que não apresentam risco para a saúde (afinal, a validade é uma data-limite aproximada, que pode ser adiantada ou atrasada). 
Para alertar a sociedade sobre o desperdício e criar uma rede de consumo mais criterioso, foi criado em Dorchester, Massachussetts, o supermercado The Daily Table, que comercializará comercializar somente produtos com prazos de validade vencidos, mas ainda em boas condições de consumo. O estabelecimento visa oferecer preços mais baixos e deverá atender à população mais pobre. 
Vale ressaltar que o supermercado, que será aberto em 2014, não vai oferecer risco aos consumidores, no entanto, os produtos comercializados nas gôndolas são indicados para consumo rápido ou imediato. “Estamos falando sobre recuperar alimentos. A maioria dos produtos comercializados são frutas e legumes. O ruim é que os clientes precisarão consumir os alimentos rapidamente”, explicou o proprietário, Doug Rauch, ex-presidente de uma grande rede de supermercados norte-americana. Segundo o site da rádio NPR, o novo empreendimento deve mesclar o conceito tradicional dos supermercados com o dos restaurantes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ficarem atentas aos prazos de validade.
O projeto surgiu após a divulgação de alarmantes números sobre o desperdício de alimentos. De acordo com a Universidade de Harvard, só nos EUA, 40% dos alimentos em bom estado vão parar no lixo. O estudo também concluiu que mais de 90% dos norte-americanos jogam fora os alimentos antes de expirar a data de validade.
Aqui no Brasil, uma iniciativa parecida poderia ser bem-sucedida, já que se alinhará aos valores que estão sendo perseguidos pelo nosso povo. Segundo uma pesquisa realizada pela Unilever Food Solutions, em 2011, brasileiros são os mais preocupados com o desperdício no mundo.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo. No Brasil, aproximadamente 64% do que se planta é perdido ao longo da cadeia produtiva e 20% do total é descartado durante ou após o processamento culinário.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário