quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Celulares, informática e bancos concentram maior número de reclamações


Os consumidores brasileiros tiveram mais problemas com celulares, produtos de informática e bancos comerciais em 2012, de acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Ministério da Justiça, em todo o ano passado, foram registradas 211.076 reclamações contra mais de 28 mil fornecedores recebidas por Procons de 23 Estados, o Distrito Federal e 88 municípios.
Quase a metade deste volume corresponde a problemas envolvendo a área produtos (celulares, equipamentos de informática, produtos da linha branca, por exemplo), seguido por assuntos financeiros (cobranças e cartão de crédito) e serviços essenciais (água e luz).
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Produtos
Entre os dez assuntos mais reclamados no ano passado destaca-se a área de produtos. Os aparelhos celulares geraram 12,3% das reclamações nessa área, seguido por microcomputador e produtos de informática (6,6%) e bancos comerciais (6,5%).
Atendimentos
No ano de 2012, foram realizados 2,03 milhões de atendimentos, uma média de 169 mil consumidores atendidos por mês pelos Procons integrados ao Sindec em todo o País.
Ranking das 10 empresas mais reclamadas
1º: OI
2º: Claro
3º: Máquina de vendas
4º: Itaú
5º: Grupo formado por Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Ponto Com
6º: Bradesco
7º: Grupo B2W (Lojas Americanas)
8º: LG
9º: BV Financeira/Grupo Votorantim
10º: TIM

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