quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Piercings na boca: cuidados básicos ajudam a evitar complicações


Piercings na boca são porta de entrada para infecções e precisam de cuidados especiais
Na língua, nas bochechas, nos lábios... a criatividade na hora de escolher um piercing oral é grande, mas os cuidados para evitar complicações também devem ser reforçados, orienta a dentista Cláudia Fugita. A boca tem mais de 500 mil bactérias diferentes e o furo para colocação da joia é uma porta de entrada para infecções. 
"O ideal é a remoção constante do piercing para limpeza e higienização do furo com escova, além do uso de anticéptico bucal", ensina a especialista.
A escolha do profissional que vai colocar o acessório também é essencial para evitar danos à saúde. Todo o material tem que ser esterilizado e o local deve estar limpo. Além do risco de infecções locais, a falta de higiene na hora da aplicação do piercing oferece risco de transmissão de doenças como a hepatite, segundo o Ministério da Saúde.
Outros problemas comuns são as fraturas nos dentes e as lesões nas gengivas, devido ao contato frequente com a joia. Por isso, prefira aquelas feitas com resina, em lugar das de metal. Elas são menos agressivas para o ambiente bucal. Evite ainda tocar o piercing, exceto no momento da higienização. 
"Também não é aconselhada a colocação do piercing na úvula (a chamada campainha), pois pode interferir nos sistemas digestivo e respiratório, levando a engasgamentos", afirma Cláudia.
Tumores bucais
Lesões e traumas na boca, de uma forma geral, podem evoluir para o surgimento de tumores. No caso dos piercings, a falta de uma limpeza adequada aumenta ainda mais as chances de complicações deste tipo.
"O piercing pode levar a esse trauma e, no caso de furos mal higienizados, pode-se desenvolver alguma irritação e provocar o surgimento do câncer", explica a dentista, lembrando ainda que o uso do acessório deve estar restrito à vida adulta. Adolescentes, que ainda têm estruturas da boca em formação, não devem utilizar piercings.
Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário