terça-feira, 29 de outubro de 2013

Posse de cartões chega a 76% dos brasileiros


A posse de cartões entre a população com mais de 18 anos de idade em onze das principais capitais brasileiras atingiu 76%, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 29, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Em comparação ao ano passado, houve uma alta de 1 ponto porcentual, atingindo um total de 20,4 milhões de pessoas com ao menos um cartão, seja de crédito, de débito ou de loja.

Os meios eletrônicos de pagamento já respondem por 50% do volume financeiro gasto por mês pelo brasileiro, apresentando uma evolução de participação gradativa frente aos 42% de 2011, segundo a pesquisa. Esse ganho foi obtido com a redução da representatividade dos demais meios de pagamento, como dinheiro, cheque, boleto bancário e carnê. A fatia de dinheiro em uso foi a que mais reduziu no período, de acordo com a pesquisa, recuando de 43% para 37%. Já a participação do cartão de débito subiu de 19% para 23%.
O cartão de débito, segundo a pesquisa deste ano, registrou o maior índice de posse, com 64%, seguido pelo cartão de crédito (50%) e pelo de loja (27%). A posse de cartões segue mais elevada entre a população das classes A e B, com 90% de penetração. Entre a classe C, essa fatia é de 70%, enquanto entre as D e E, atinge 42%. A pesquisa ouviu aproximadamente 4 mil consumidores e responsáveis por estabelecimentos comerciais, no período compreendido entre os meses de maio e junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário