quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saiba o que desclassifica na hora do Enem

Felipe D'Ippolito está preparado para deixar seus equipamentos em casa no dia do Enem
Esqueça o relógio, o celular ou o tablet nos dois dias do Enem. Os equipamentos, considerados quase indispensáveis na vida moderna, estão vetados nas salas de aplicação do exame. Na verdade, somente as canetas esferográficas de cor preta e fabricadas em material transparente estão liberadas. Quem for pego utilizando qualquer item vetado será eliminado. Quando chegar ao local de prova, o candidato receberá um envelope para guardar o celular, que será lacrado e deve ser mantido sob a carteira até o fim da prova. Nem mesmo o lápis será permitido durante o exame. Tão importante quanto dominar os conteúdos, saber as regras do edital do Enem pode livrar os candidatos de estresse e dor de cabeça nos dias próximos 26 e 27. 
O descuido com o horário de chegada aos locais de aplicação dos exames, por exemplo, é motivo de problemas para centenas de candidatos todos os anos. Por isso, não é demais lembrar que os portões dos locais de prova serão abertos nos dois dias às 12h, no horário de Brasília, e fechados uma hora depois, quando começarão a ser aplicadas as provas. No sábado, serão quatro horas e meia de prova, com as questões de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. No domingo, serão cinco horas e meia para Redação, Português, Língua Estrangeira, Matemática, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Salas terão marcador de tempo
Felipe D’Ippolito, de 18 anos, aluno do 3º ano, está preparado para entrar na sala da prova só com a caneta preta.
- O mais complicado é não poder usar relógio. Mas os fiscais instalam os marcadores de tempo nas salas, e estou treinando para fazer as questões no tempo certo. Não vou levar nem meu celular no dia - diz o estudante.
Saber a documentação exigida para identificação dos candidatos também é importante. Todos precisam apresentar aos fiscais de prova um documento original emitido por órgão oficial com foto. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Documentos ilegíveis não serão aceitos. Quem tiver sofrido roubo, furto ou extravio dos documentos deverá apresentar o registro de ocorrência policial.
Monte o seu kit para a prova
Não leve: Equipamentos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras. Relógios, digitais ou analógicos, também não poderão ser usados. Lápis, borracha, régua, também estão vetados. Qualquer tipo de chapéu e óculos escuros não poderão ser usados. Nenhum candidato poderá entrar com arma de fogo, mesmo que tenha porte.
Leve: Caneta esferográfica preta, mas só as fabricadas com material transparente. Pode - e deve - levar água ou lanche. É bom estar preparado para a maratona! Será preciso apresentar um documento original com foto. Não serão aceitas cópias, nem mesmo autenticadas. O horário de abertura dos portões é 12h, e a prova começa às 13h. Ninguém poderá deixar o local do exame com menos de duas horas de prova. No Nordeste o horário de abertura dos portões é 11h e a prova começa às 12h, pois nesta região não se aplica o horário brasileiro de verão, porém, as provas terão que obedecer o horário de Brasília.
Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário