quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comprar imóvel na Black Friday é uma boa? Veja vantagens, riscos e cuidados


Incorporadoras, construtoras e sites de imóveis estão com promoções na Black Friday. Vale aproveitar as ofertas?
Especialistas afirmam que a economia ruim está encalhando a venda de apartamentos. Pode ser uma oportunidade, mas "é preciso avaliar se realmente existe desconto", afirma o advogado especializado em direito imobiliário Marcelo Tapai. Use a internet para pesquisar preços, diz Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito.
Além disso, o imóvel deve ser visitado pessoalmente, para ver se não há problemas, afirma. Veja dicas dos especialistas:
1) Nunca compre imóvel sem conhecer antes
Visite a rua, a região, verifique o tamanho da garagem. "Já imaginou se você tem uma caminhonete e na vaga só cabe um carro pequeno?", diz Prata.
2) Confira se no mesmo prédio não há outras ofertas
Prata lembra que a crise fez com que muitos compradores tivessem dificuldades de pagar os financiamentos e, por isso, querem repassar o imóvel de forma rápida, o que costuma significar preços mais baixos.
3) Verifique a localização da unidade dentro do condomínio
Tapai afirma que imóveis que ficam em andares baixos, próximos a áreas de lazer ou de frente para ruas muito barulhentas tendem a custar mais barato e não podem ser comparados com imóveis mais nobres no próprio empreendimento como referência de preços. "São as unidades que normalmente ficam encalhadas."
4) Cuidados adicionais com imóvel na planta
Pesquise o histórico da construtora consultando o número de reclamações no Procon, ações judiciais (nos sites dos Tribunais de Justiça) e o registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóveis.
5) Cuidados adicionais com imóveis usados
Se for um imóvel antigo, peça auxílio de um arquiteto ou engenheiro para ver se não há problemas com a estrutura. Peça ajuda de um advogado para ver se está tudo certo com a documentação do imóvel.
6) Nunca compre o imóvel no mesmo dia
É preciso verificar se há condições para pagar o imóvel, com calma e sem a pressão do estande de venda. "A conversa do vendedor é sempre a mesma: aquele é o último imóvel à venda. Não acredite", diz Tapai.
7) Veja se tem crédito para pagar
Quando tiver certeza de qual imóvel deseja, vá ao banco e peça um crédito pré-aprovado, com data de validade e assinatura do gerente do banco. Não confie exclusivamente nas avaliações de simuladores, que não consideram a sua real situação de endividamento.
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário