quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Como desfrutar do ar condicionado em casa sem perder de vista o consumo racional

É possível reduzir o gasto do aparelho colocando em prática algumas dicas
Um dos maiores 'vilões' do consumo de energia nas residências é, sem dúvidas, o ar condicionado. Se usado durante 8 horas por dia, o equipamento é responsável por um consumo entre 92,8 kWh e 542,4 kWh no fim do mês. Para reduzir esse gasto, o consumidor deve tomar algumas medidas onde a economia pode chegar a 40%, mesmo utilizando o aparelho.
Escolha certa
“Primeiro, comprando equipamentos mais econômicos, como os aparelhos com Selo Procel de Economia de Energia. Além disso, utilizando o equipamento de forma racional, ou seja, evitando deixar o ar condicionado ligado durante toda a noite. Quanto maior o tempo de uso, maior o consumo”, explica Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba. 
Antes de selecionar o aparelho, o consumidor deve levar em consideração o tamanho do cômodo onde o ar condicionado será instalado e quantas pessoas farão uso dele. Assim, saberá qual a potência ideal. Os modelos que têm recursos como o termostanto, que regula a temperatura, o timer para desligar automaticamente e a tecnologia Inverter, que regula o fluxo de energia do sistema alterando a velocidade do compressor, também são ótimas opções. 
Instalação adequada
A unidade externa do ar condicionado deve ser instalada em local de boa circulação de ar, de preferência onde a luz do sol não tenha uma grande incidência. Dentro de casa, o equipamento deve ficar em um local onde o fluxo de ar circule melhor pelo ambiente. É bom evitar deixá-lo muito próximo a cortinas, moveis e cantos de paredes. 
Vale ressaltar que quanto mais alto o aparelho for instalado melhor, já que o ar frio tende a 'descer' e o quente a 'subir'. Outra boa dica é conferir se o termostato está regulado da forma correta. Geralmente, a temperatura considerada agradável para a maioria das pessoas é de 22ºC a 24ºC.  
Manutenção
Depois de instalado o ar condicionado, as manutenções regulares são super importantes. Os filtros, por exemplo, têm que ser mantidos limpos, pois quando estão sujos eles impedem a circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. As entradas e saídas também precisam de atenção para não serem obstruídas por pó e sujeira. Em geral, isso deve ser feito anualmente com ajuda de um técnico especializado. 
Outras dicas importantes
- Manter portas e janelas do ambiente refrigerado bem fechadas enquanto ar condicionado estiver ligado
- Automatize o sistema sempre que possível para economizar energia
- Usar o ar em uma temperatura confortável, entre 22 e 24 graus, “Dessa forma, é evitado que o equipamento trabalhe mais para deixar o ambiente mais frio”, explica Ana Christina. 
- Associe o uso do ar condicionado com ventiladores de teto. Assim, a temperatura do equipamento pode ser colocada mais alta, em torno de 25º, economizando energia 
- O horário de utilização do ar condicionado não influencia na conta de energia, “mas para o setor elétrico o ideal é evitar o uso entre 18h e 20h, o chamado horário de pico”, ressalta a gerente de Eficiência da Coelba. 
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário