quarta-feira, 18 de novembro de 2015

5 maneiras de economizar o 13º salário

formas-nao-gastar-13
A expectativa para a chegada do 13° salário é tanta, que as vezes fica difícil saber como direcionar o uso do dinheiro. Quitar as dívidas? Guardar o que restar ou ir as compras?

Para ajudar a organizar sua planilha de gastos, listamos as ideias mais tentadoras para o uso do seu abono nesta época do ano. Antes de qualquer coisa, pare e se pergunte: “Vale a pena?”.
1. Roupas para as festas de fim de ano
Com o 13° na conta, as compras de roupas para o Natal e a virada do ano pode acabar tomando proporções maiores do que você imaginava. Logo você se vê “precisando” de um sapato para combinar com look que escolheu para a noite de Natal, depois de um biquíni para o primeiro dia de praia do ano e, consequentemente, uma nova saída de praia…
E também já se foi a época em que passar as festas de fim de ano com roupas novinhas era algo tão necessário, não é? Hoje, de tanto consumirmos, a prioridade é inverter esse quadro em busca de ideias conscientes e também mais baratas para estar na moda (mesmo em eventos importantes!).
Troque a ida às compras por uma revisão nas roupas que estão no seu armário. Vasculhe por peças que comprou e acabou não usando, que possam ser garimpadas ou que combinariam com as festas do jeito que estão. Não tem nada de errado em repetir roupas! Você pode aproveitar ainda para fazer uma super arrumação e separar peças que não usa mais para doação.
2. Presentes demais
Claro que o clima de fim de ano deixa todo mundo muito empolgado para agradar família e amigos. Mas em tempos de crise, você pode precisar de um dinheirinho extra para conseguir agradar todo mundo, e assim se vai o seu 13°na lista de presentes, enquanto suas contas continuam acumulando.
Que tal encurtar sua lista de presentes, priorizando as crianças da sua família e aquelas pessoas que estiveram com você o ano todo? Você pode também sugerir um amigo secreto entre a família, assim o espírito de presentear no Natal não vai embora, todo mundo se diverte e ganha presente e você economiza com uma só compra!
3. O Projeto Verão
Será que vale a pena gastar o seu abono pagando a academia só para ficar mais magra para o verão? Saudável mesmo é praticar exercícios e comer bem o ano inteiro pelo bem da sua saúde, não para emagrecer às pressas!
Mas se quiser aproveitar o verão para começar uma atividade nova, procure praticar esportes ao ar livre num parque ou numa praça de sua cidade, por exemplo. Chame suas amigas para te acompanhar e dar apoio, assim fica mais divertido.
4. O último lançamento em smartphone
Com seu 13° você até poderia comprar à vista, aquele novo celular super moderno que está chegando às lojas no fim do ano… Mas se o seu aparelho não quebrou ou não deixou de ser útil para você de algum modo, será que precisa mesmo gastar com isso? Alguns modelos são tão caros que custariam o preço de uma viagem que você poderia fazer no fim do ano, por exemplo.
5. Fazendo mais dívidas
Este abono no fim do ano é uma ótima saída para as dívidas. Mas cuidado para, na empolgação por ter se livrado dos boletos, não acabar fazendo ainda mais contas e acabar começando 2016 no vermelho!
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário