segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Osteoporose: musculação, pilates e corrida previnem e tratam a doença que atinge os ossos

 
O principal remédio para prevenir — e tratar — a osteoporose não é comprado na farmácia: a prática de exercícios físicos. Caracterizada pela diminuição da massa óssea do corpo, a doença aumenta o risco de fraturas e pode ser antecedida pela osteopenia, problema semelhante, mas de menor intensidade. Atividades físicas como corrida, musculação e pilates são fundamentais para qualificar a estrutura óssea novamente.
— Para uma renovação dos ossos, são necessários dois tipos de estímulos: pequenos impactos sucessivos, alcançados quando a gente corre ou pula corda, por exemplo, e exercícios de força, como musculação — explica o profissional de educação física Rossman Cavalcanti.
Como não causam impacto no treinamento e, portanto, não fortalecem a estrutura dos ossos, atividades na água, como natação e hidroginástica, não funcionam para a prevenção, explica o profissional:
— Esses exercícios podem até ser indicados para pessoas que já tenham a doença em estado avançado, pois não há riscos de fratura.
A doença é mais comum em idosos e alguns sinais podem ajudar o diagnóstico.
— Diminuir a largura dos passos, andar sem equilíbrio e enfraquecer o aperto de mão são sintomas da osteoporose — alerta o fisioterapeuta Helder Montenegro, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e presidente da Associação Brasileira da Coluna Vertebral.
Apesar de exercícios de impacto serem o melhor estímulo para tratar a doença, idosos com osteoporose em nível avançado têm dificuldades em realizá-los. Nesse caso, o ideal é investir em fisioterapia.
— Fazemos exercícios de propriocepção, que trabalham com a neurologia muscular e articular. São atividades simples, que estimulam o equilíbrio do idoso e trabalham os músculos laterais — explica o fisioterapeuta.
Reposição de cálcio, remédio e vitaminas
Osteoporose e osteopenia devem ser tratadas com orientação médica, diz André Shecaira, ortopedista do Hospital Universitário da UFRJ:
— Para a osteopenia, é necessário a reposição de cálcio e, na osteoporose, o paciente precisa de remédios que impedem que células retirem o cálcio dos ossos.
Suplementos vitamínicos também estão no tratamento.
— A vitamina MK4 estimula células reconstrutoras ósseas — diz a farmacêutica Fernanda Chalabi, da Officilab, onde a vitamina é produzida.
‘Tive que fazer exercícios como pilates’
Renata Cardoso, de 43 anos, empresária, tem osteopenia
“Aos 40 anos, descobri uma osteopenia grave, que já era quase osteoporose. O caso é atípico, porque eu ainda era nova. Sempre fiz corridas, mas tive que começar a fazer exercícios de força, como musculação e pilates, focando nos braços e pernas. Além disso, fiz reposição de cálcio, vitamina D e tomei a vitamina MK4. Incluí na minha dieta mais queijos e leite, e fui a um fisioterapeuta para ele montar minhas atividades. No último exame que fiz, já tinha melhorado muito o meu quadro clínico”.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário