quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Conheça os alimentos que protegem cada parte do corpo

Preparar um prato equilibrado pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde. Mas engana-se quem pensa que uma dieta saudável serve apenas para fazer as pazes com a balança: com os alimentos certos, é possível melhorar o desempenho dos olhos, cabelos, rins, pulmão, coração e até do cérebro.
— A alimentação é responsável por 80% da saúde, mas nem todo mundo repara nisso — alerta o doutor especialista em medicina natural Márcio Bontempo, que vai ministrar um curso sobre o tema no próximo fim de semana no Rio.
Para o bom funcionamento do intestino, o ideal é investir em alimentos ricos em fibra. Cereais como aveia, chia e linhaça ajudam na concentração do bolo fecal e são recomendados para quem tem prisão de ventre, diz o nutrólogo Rafael Iazetti, que alerta para os benefícios de alguns alimentos para o cérebro:
— Estudos recentes já mostram que frutas oleaginosas, como castanha-do-Pará e nozes, ajudam na prevenção de doenças crônicas degenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson.
Já para cuidar do coração, alguns alimentos podem até surpreender. Se comidos com equilíbrio, o chocolate amargo e a pipoca podem prevenir doenças cardíacas.
— O cacau é rico em antioxidantes que diminuem a formação de placas de colesterol — afirma Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo: — E a pipoca contém até três vezes mais polifenóis que o feijão, que melhoram a elasticidade dos vasos.
Comum nos aperitivos, a azeitona verde pode facilitar o funcionamento do pulmão:
— Rica em antioxidantes, ela favorece a distribuição de oxigênio nas hemácias — explica Bontempo.


Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário