quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Você toma medicamento vencido?

Assim como alguns produtos, os remédios podem ser consumidos até três meses após a data de validade? Saiba mais!

Eu já vi muita gente dizendo que depois que o medicamento vence ainda pode ser utilizado por mais três meses. Isso não é verdade! Não use medicamento vencido.
O prazo de validade é uma garantia de que o medicamento terá seu efeito num determinado período de tempo. A indústria farmacêutica, quando fabrica um medicamento, adiciona à fórmula conservantes que garantem que eles não vão se deteriorar.
Vou dar um exemplo: quando um medicamento traz, na sua embalagem a validade 01/2016, isso significa que o fabricante garante que, até o último dia do mês 01 do ano de 2016, o medicamento não vai estragar. No dia seguinte a esse dia, não utilize mais o medicamento.

"...há medicamentos em suspensão, como os antibióticos em que vem o pó no frasco para se colocar água, que ficam “estáveis” por 7 a 14 dias, dependendo do medicamento, devendo ser descartado após esse período. "
Há validades que são menores que o prazo marcado na caixa. Por exemplo: há medicamentos em suspensão, como os antibióticos em que vem o pó no frasco para se colocar água, que ficam “estáveis” por 7 a 14 dias, dependendo do medicamento, devendo ser descartado após esse período. A insulina é outro exemplo, pois, após aberta, deve ser utilizada por 28 dias e descartada, mesmo tendo, na caixa, validade maior. Sabe onde você encontra essas informações?  Na bula!
Vou dar uma dica que vai te ajudar bastante. Quando você precisar usar um medicamento no trabalho ou em uma viagem e não precisar levar a caixa inteira, corte a cartela com a quantidade de comprimidos que você vai usar e deixe a parte com a validade em casa. Assim, você saberá a validade, se precisar usar novamente esse mesmo medicamento.
Não só observe a validade, mas o estado do medicamento e, se estiver de cor diferente, úmido ou esfarelado, não utilize!
Nada de usar medicamento vencido, hein?
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário