Erro pode levar paciente diabético a utilizar dosagem incorreta de insulina
A empresa farmacêutica Eli Lilly do Brasil LTDA protocolou campanha de chamamento da Tabela de Carboidrato entregue com material educativo adicional aos pacientes diabéticos, em razão de erros no conteúdo do material, o que pode levar o paciente a engano e à utilização de dosagem incorreta de insulina. De acordo com a Lilly, a campanha de chamamento abrange, aproximadamente, 21.655 encartes distribuídos aos consumidores, produzidas entre fevereiro e novembro de 2015.
Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, o laboratório esclarece qye foram identificados alguns erros no conteúdo da Tabela de Carboidratos, com data de impressão de fevereiro de 2015, que é utilizada como referência para realização da contagem dos carboidratos dos alimentos por pacientes que usam insulina. Os erros, segundo o laboratório, se relacionam, em sua maioria, aos valores de gramas, que estão maiores do que os valores reais e podem, eventualmente, levar à alteração dos níveis de glicemia e, para pacientes que usam insulina, essa alteração pode ocasionalmente levar ao uso de dose inadequada desta medicação.
O Eli Lilly aconselha que os consumidores que receberam o material suspendam o uso da tabela e conversem com seu médico para mais orientações. O laboratório acrescenta que, até o presente momento, não tiveram relatos de quaisquer incidentes ou ocorrências decorrentes destas informações.
O laboratório Eli Lilly informa ainda que a entrega da tabela, que é um recurso adicional ao paciente, foi suspensa em novembro do ano passado e que um material atualizado estará à disposição em breve. Para substituição da Tabela de Carboidratos, o paciente, caso queira, pode entrar em contato com o laboratório pelo telefone 0800 701 04 44.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário