O Boletim Sindec 2015 apresenta as demandas de consumo levadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
Os Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) atenderam, no ano passado, 2.648.521 pessoas, apresentando um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior. Esses dados foram consolidados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) na publicação Boletim Sindec 2015, que apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons durante o ano de 2015.
Análise setorial
Nesta edição, a Senacon apresenta a variação do volume de atendimentos registrados em face dos setores mais demandados nos Procons. Para fins de análise, cada setor foi composto pelo agrupamento das empresas mais demandadas.
O setor elétrico apresentou a maior variação de crescimento (43,5%) de 2014 para 2015. Os destaques foram as empresas Eletropaulo e Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), que apresentaram respectivamente 122% e 182% de crescimento no total de atendimentos registrados.
O segundo setor com maior percentual de crescimento em relação a 2014 é o de operadoras de telecomunicações (23,6%), que é responsável por um terço das demandas recebidas pelos Procons. O assunto telefonia celular gerou a maior quantidade de reclamações pelos consumidores, com 338.247 mil atendimentos, representando 13,4% do total das demandas. Em 2014 foram 226.353 mil e 9,5% do total registrado.
O setor de bancos apresentou um pequeno crescimento de 0,7%, porém, o assunto cartão de crédito cresceu 19,7% no volume de registros. Em 2015 foram 183 mil atendimentos, representando 7,3% de todas as demandas recebidas. Em 2014 foram 153 mil atendimentos, representando 6,5% do total registrado. A variação ocorreu principalmente pelo aumento do total de atendimentos sobre cartões registrado pelas instituições Caixa Econômica Federal e Itaú (89% e 23% de crescimento, respectivamente).
O setor de varejo apresentou crescimento de 2,9%, sendo o Grupo GPA responsável pelo maior volume de demandas, 32% superior em relação ao ano anterior. As demais empresas do setor, com exceção da B2W e das Pernambucanas, apresentaram diminuição de demandas em relação a 2014.
Já os setores de indústria e aéreo foram os segmentos que apresentaram redução total de atendimentos registrados nos Procons (-7,2% e -8,9%, respectivamente). Na indústria, à exceção das empresas Sony, Motorola e Positivo, todos os demais fornecedores considerados na análise reduziram a quantidade de atendimentos em 2015. Já no setor aéreo, Tam, Gol e Avianca apresentaram queda no volume de registros. A Azul cresceu 13%.
Entre as empresas analisadas no setor de saúde suplementar, a tendência foi de queda, exceto pela empresa Unimed Paulistana, que apresentou 408% de crescimento em relação ao ano anterior. Vale destacar que a empresa teve sua carteira alienada em 2015 por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.
Índices de solução
O boletim também apresentou informações consolidadas sobre o desempenho dos fornecedores na solução dos problemas levados pelos consumidores.
O índice médio de solução apurado no setor de telecomunicações foi o maior registrado em 2015, com 81,7% das demandas atendidas. Em segundo lugar ficou o setor de bancos, com 80,5%, seguido de saúde suplementar com 78,4%, varejo com 77,3%, energia elétrica com 77,1%, indústria com 76,9% e transporte aéreo com 73,6%.
O Boletim Sindec 2015 apresenta ainda a lista das 50 empresas mais demandas nos Procons, responsáveis por 70% de todos os atendimentos registrados. Entre as 20 empresas mais demandadas, responsáveis por 60% de todos os atendimentos, 17 já atendem seus consumidores pela plataforma Consumidor.gov.br.
Sindec
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 400 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 683 unidades espalhadas por 531 cidades brasileiras. Esses Procons atendem uma média mensal de 220 mil consumidores. A lista completa de Procons integrados e a respectiva data de integração podem ser consultadas no site http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/.
Consumidor.gov.br
O Consumidor.gov.br é o serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, tudo monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Para mais informações, acesse: www.consumidor.gov.br
Fonte: MJ
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