Você sabia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) realiza um relatório sobre a exibição de cenas com cigarro em filmes de grande audiência? Pois é! Publicado nesta semana, o terceiro dos documentos da campanha contra a glamourização cinematográfica do tabaco mostrou que houve avanços desde 2009, mas diz que "é preciso avançar mais".
Um dos focos principais da OMS agora é a indústria do cinema dos EUA, que mostra fumo em 36% dos filmes liberados para menores de 18 anos. Os dados mais recentes, que contabilizaram as produções de Hollywood em 2014, indicam que 44% de todos os filmes exibem consumo de tabaco.
A Organização acredita que reduzir a exposição visual à presença de fumantes pode retardar o início desse hábito, assim como as doenças a ele associadas.
“Para adultos”
Outra luta da OMS é para que todos os países-membros utilizem um sistema de certificação que classifique “para adultos” os filmes e séries de televisão com cenas de fumantes.
De acordo com os centros de Prevenção e Controle de Doenças nos Estados Unidos, 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas com fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.
América Latina é afetada
Segundo o novo relatório, a presença constante do fumo em Hollywood, porém, não prejudica apenas os EUA. Ela afeta particularmente a América Latina, onde cerca de 80% dos campeões de bilheteria ainda são filmes americanos.
Fontes: G1/NovidadeNew

Nenhum comentário:
Postar um comentário