sexta-feira, 29 de abril de 2016

Carne, peixe, frango, leite, ovos ou soja? Você sabe como melhor aproveitar os diversos tipos de proteína?


Quando olhamos as proteínas através de um microscópio, observamos que elas são formadas por partículas menores chamadas de aminoácidos. Alguns aminoácidos são produzidos pelo nosso organismo e por isso são chamados não essenciais, porém existem outros chamados essenciais que precisam ser ingeridos pelo fato de não serem sintetizados.
Proteínas de origem animal como carnes, aves, peixes, leite, queijo, ovos são consideradas de boa qualidade (ou de "alto valor biológico"), por serem as melhores fontes desses aminoácidos essenciais (os que não são produzidos pelo organismo).
"O feijão é pobre em um aminoácido chamado metionina e rico em lisina, e o arroz é pobre em lisina e rico em metionina. Consumidos juntos eles se complementam e suprem as necessidades dos aminoácidos essenciais".
Já os alimentos de origem vegetal (cereais, leguminosas) são considerados de baixa qualidade (ou de "baixo valor biológico"), por geralmente serem compostos de 10 a 30% de proteína e também não possuírem todos os aminoácidos que são essenciais. Apesar dessa deficiência, as proteínas vegetais contribuem consideravelmente para a ingestão protéica total, principalmente por apresentarem um menor custo financeiro.
Apesar das limitações nutricionais das proteínas vegetais, se a dieta estiver balanceada e variada, serão consumidos vários tipos de alimentos que juntos proporcionam um "efeito complementar" desses aminoácidos, melhorando e elevando o valor protéico da refeição ao mesmo nível de uma proteína de origem animal.
Um bom exemplo dessa complementação é o nosso clássico feijão (leguminosa) com arroz (cereal). O feijão é pobre em um aminoácido chamado metionina e rico em lisina, e o arroz é pobre em lisina e rico em metionina. Consumidos juntos eles se complementam e suprem as necessidades dos aminoácidos essenciais.
Os praticantes de dietas vegetarianas bem restritivas (ou vegans - excluem da dieta todos os alimentos de origem animal e derivados) precisam ficar atentos quanto à deficiência da vitamina B12 que somente é encontrada nas carnes, sendo necessária a ingestão de suplementos.
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário