sexta-feira, 29 de abril de 2016

Produtos têm queda de preços de 1,21% na saída das fábricas

Image result for Produtos têm queda de preços de 1,21% na saída das fábricas
O preço dos produtos na saída das fábricas brasileiras teve queda de 1,21% em março deste ano, segundo dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a segunda deflação (queda de preços) consecutiva do indicador. Em fevereiro, a queda de preços havia sido de 0,63%.

Segundo o IBGE, a taxa de -1,21% de março é a menor da série histórica iniciada em janeiro de 2014. O IPP acumula deflação de 1,17% no ano e inflação (alta de preços) de 5,25% no período de 12 meses.
Todas as grandes categorias econômicas da indústria nacional tiveram deflação em março. A maior queda de preços foi observada entre os bens intermediários (-1,81%), que são os insumos industrializados para o setor produtivo. Os preços dos bens de capital recuaram 1% no mês. Entre os bens de consumo, os semi e não duráveis tiveram deflação de 0,36%, enquanto os preços dos duráveis caíram 0,07%.
Dezesseis das 24 atividades industriais pesquisadas tiveram queda de preços em seus produtos, na saída das fábricas em março, com destaque para outros produtos químicos (-4,11%), alimentos (-1,68%) e papel e celulose (-4,04%). Apenas oito atividades tiveram inflação, com destaque para as indústrias extrativas (6,56%).
O IPP mede o preço dos produtos no momento em que eles deixam as fábricas, sem levar em consideração os impostos ou fretes, e os compara com o preço registrado no mês anterior.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário