Agora, as instituições financeiras poderão disponibilizar a abertura e o encerramento de contas pela internet
O
Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou, na última segunda-feira
(25), novas normas para alguns serviços bancários. Agora, as
instituições financeiras poderão disponibilizar a abertura e o
encerramento de contas pela internet, sem a necessidade de o cliente
comparecer em uma agência. Outra mudança refere-se ao pagamento de
boletos bancários nos guichês de atendimento ("na boca do caixa").
A
Resolução nº 4.480 permite que as instituições financeiras abram contas
de depósitos para pessoas físicas por meio eletrônico, utilizando
instrumentos e canais remotos (como a internet, por exemplo). Nesse
caso, também é aberta a possibilidade ao cliente de encerramento por
meio eletrônico. De acordo com o Banco Central, o serviço é opcional, e
para disponibilizá-lo os bancos terão que adotar procedimentos e
controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos
eletrônicos. Eles podem usar tecnologias como vídeo, reconhecimento de
voz e assinaturas com certificação eletrônica.
Os
bancos que disponibilizarem a abertura de conta via internet também
deverão encerrar a conta por este meio. Além disso, será dever das
instituições zelar pela segurança dos dados dos consumidores.
Apesar
de trazer comodidade aos consumidores, o Procon-SP entende que as novas
medidas podem aumentar o número de fraudes e transações não
reconhecidas pelos clientes. Para o órgão, é importante que os bancos
garantam a proteção dos dados dos consumidores e criem mecanismos para
evitar que outras pessoas abram contas em nome do consumidor.
O
Procon-SP ressalta ainda que é direito do consumidor de abrir uma conta
corrente sem a necessidade de contratar um pacote de tarifas. O
correntista pode optar pelo Rol de Serviços Essenciais, que dá direito à
utilização de alguns serviços gratuitos - confira mais sobre o tema
aqui.
Dicas para quem utiliza serviços bancários pela internet
Para evitar fraudes, não utilize computadores de terceiros nem acesso por wi-fi público e lan houses. Prefira conexões seguras verificando, por exemplo, se o endereço se inicia com https:// e se a página tem o desenho de um cadeado fechado no canto superior esquerdo da barra de endereço.
Para evitar fraudes, não utilize computadores de terceiros nem acesso por wi-fi público e lan houses. Prefira conexões seguras verificando, por exemplo, se o endereço se inicia com https:// e se a página tem o desenho de um cadeado fechado no canto superior esquerdo da barra de endereço.
Também
é importante não clicar em arquivos anexos supostamente enviados pelo
seu banco por e-mail. Não é comum que as instituições financeiras
utilizem essa forma de comunicação com seus clientes. Em caso de dúvida,
entre em contato com o SAC do banco.
Outra
recomendação é que, o consumidor salve ou imprima todos os comprovantes
de transações feitas, inclusive em casos de abertura ou encerramento de
contas, caso o banco do correntista disponibilize esses serviços pela
internet.
Instale e mantenha atualizados programas de antivírus e firewall. Troque periodicamente sua senha do internet banking.
Pagamentos na "boca do caixa"
A
Resolução nº 4.479 determina que os bancos não podem recusar o
atendimento em caixas convencionais de clientes de outra instituição. Ou
seja, se um cliente for a um caixa pagar um boleto de outra instituição
financeira terá que ser atendido.
A exceção é para os casos de pagamento de cheques, boletos vencidos e convênios que preveem o pagamento específico em um banco.
Confira como encerrar uma conta corrente:
Fonte: Procon-SP
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