quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

10 dicas para saber se seu filho tem problema de visão

Toda mulher, quando recebe a dádiva de se tornar mãe, quer ter todos os cuidados para que o filho cresça saudável e faz de tudo para que todo e qualquer probleminha de saúde seja rapidamente resolvido e tratado.
Porém, às vezes não damos atenção a certos cuidados essenciais, que acabam sendo percebidos já quando a criança é maiorzinha. Esse é o caso da visão.
O Universo Jatobá reuniu dicas para saber se o seu filho tem algum problema de visão e o que fazer para, desde o nascimento, ficar alerta. Confira!
  • 1 – Procure um retinólogo

    Nos casos das crianças prematuras, elas são submetidas a altas cargas de oxigênio para que ganhem peso mais rapidamente. Por causa desse tratamento, elas podem sofrer alguns distúrbios na retina e, por isso, procurar o profissional é tão importante. É ele quem vai ajudar a garantir uma visão saudável.
  • 2 – Tenha certeza de que o “teste do olhinho” foi feito

    Também conhecido como “Teste do Reflexo”, ele é muito importante. Geralmente esse exame é obrigatório, mas é sempre bom se certificar de que ele foi realmente feito. Ele vai verificar se existe alguma alteração na visão do bebê, mesmo antes da alta.
  • 3 – Estrabismo

    Até os seis meses é normal que o bebê tenha certo estrabismo, por causa da imaturidade de sua visão. Depois disso, se esse desvio continuar, é bom levar a criança num oftalmologista para fazer uma avaliação do caso.
  • 4 – Oftalmologista

    A primeira visita dele deve acontecer entre os seis e oito meses de idade. Isso porque a catarata, por exemplo, não é uma doença que acontece apenas na terceira idade e não é diagnosticada nem no “teste do olhinho”.
  • 5 - Exames em casa

    Faça esse teste em casa: tape um dos olhos do bebê com a mão e dê um brinquedo para ele brincar. Depois, faça a mesma coisa com o outro olho. Observe tudo com cuidado. Se ele tiver algum problema você vai perceber. Isso porque o bebê não vai gostar nada de ter você deixando o seu olho saudável tampado. Se ele não reclamar, é porque a visão não é tão importante assim para ele, logo, ela não é tão boa.
  • 6 – O desenvolvimento do pequeno

    Com o passar do tempo, a criança pode andar bem, interagir e brincar normalmente. Porém, isso nem sempre significa que ela enxerga completamente. Visite o oftalmologista com frequência para evitar que ela se adapte a enxergar apenas com um olho e o problema se agrave com o passar dos anos.
  • 7 – Visão com figuras

    Lá pelos dois ou três aninhos, a criança já identifica figuras e torna possível um exame mais preciso. Chegou a hora de fazer um exame mais aprofundado e, em caso de algum problema, ela já vai poder corrigir a vista.
  • 8 – Dilatar a pupila

    Os pais não gostam muito, mas dilatar a pupila é muito importante durante as visitas ao oftalmologista. O exame realmente causa certo desconforto, mas é para o bem da criança. Acredite!
  • 9 – Alfabetização

    Ainda antes da alfabetização, lá pelos quatro aninhos, é importante que ele vá ao oftalmologista que já corrigir qualquer problema da vista antes de iniciar os aprendizados na escola.
  • 10 – Oftalmologista anualmente

    Assim que ele começar a ler e aprender a escrever, o oftalmologista deve ser visitado uma vez por ano. Além disso, existe a importância do exame de fundo de olho, para evitar o glaucoma e outras doenças celulares.
Fonte: Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário