Saiba como evitar que a gripe se espalhe
O vírus da gripe pode ser transmitido não apenas pelas gotículas de saliva no ar, mas também quando essas gotículas se depositam em superfícies. Isso acontece quando alguém gripado espirra nas mãos e passa as em superfícies. O vírus é capaz de infectar quem entra em contato com ele por até mais de 24 horas.
Superfícies como corrimãos, notas de dinheiro, objetos compartilhados e maçanetas de portas são as mais infectadas.
O hábito de colocar as mãos no nariz e na boca ao espirrar ou tossir facilita muito a contaminação.
Por isso, uma das principais recomendações durante um surto de gripe é evitar locais fechados e muito tumultuados.
No caso dos gripados, caso não seja possível evitar ambientes com muitas pessoas, recomenda-se que levem lenços descartáveis para cobrir o espirro e jogá-los no lixo logo em seguida. Se não houver um lenço à mão, é recomendado que espirre na manga da camisa ou da blusa, na altura do cotovelo com o braço flexionado, de maneira a se evitar a dispersão de gotículas de saliva.
Levar as mãos ao rosto e tocar mucosas como olhos e nariz é um gesto bastante comum e responsável por grande parte do contágio da gripe. Assim, uma das principais maneiras de se prevenir é lavar constantemente as mãos. Sabão e detergentes podem facilitar a destruir da camada lipídica que recobre o vírus e inativá-lo.
Outra medida efetiva é o uso de desinfetantes como álcool gel que são portáteis e de uso prático. Por não deixarem resíduos e secarem mais rapidamente, podem ser disponibilizados em locais públicos.
A higiene constante das mãos após o uso de meios de transporte públicos e o contato com objetos compartilhados devem ser um cuidado constante.
Fonte: iBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário