O banco BMG liderou, pelo terceiro mês seguido, o ranking de
reclamações de clientes contra instituições financeiras, informou hoje
(15) o Banco Central (BC). Em março, o BMG registrou índice de 61,93,
bem distante do Itaú (11,16), que ficou em segundo lugar, e da Caixa
Econômica Federal (9,56), na terceira posição.
Para fazer o
ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da
instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por um
milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações
de cada banco para cada grupo de um milhão de clientes.
Pelos
dados do BC, o BMG tem mais de 2,3 milhões de clientes, o Itaú, cerca de
60 milhões, e a Caixa, acima de 78,9 milhões. Em março, o número de
reclamações consideradas procedentes pelo BC contra o BMG ficou em 148.
No caso do Itaú, 673, e da Caixa, 755.
No total, o BC recebeu em
março 3.289 reclamações procedentes. A principal reclamação, com 352
casos, envolve a oferta ou prestação de informação a respeito de
produtos e serviços de forma inadequada. Em seguida, ficaram as queixas
(346) relacionadas a irregularidades relativas à integridade,
confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e
serviços relacionados a cartões de crédito. Em terceiro lugar (260),
outras irregularidades relativas à integridade, confiabilidade,
segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.
Procurados, BMG, Itaú e Caixa ainda não se posicionaram sobre o ranking de reclamações do Banco Central.
Fonte: Agência Brasil
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