Levantamento feito pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria
da Justiça e da Defesa da Cidadania, aponta que entre os anos de 2012 e
2015 houve um aumento de 591% no número de veículos afetados, passando
de 406.213 em 2012 para 2.808.112 em 2015. A quantidade de chamamentos
também apresentou alta, passando de 55 para 116, uma variação de 110% .
No período foram realizados um total de
340 chamamentos que afetaram 5.412.144 veículos. Tendo como principal
causa, defeitos nos sistemas de airbag, que afetaram 1.701.258 veículos com um total de 49 chamamentos.
Primeiro trimestre de 2016
Entre janeiro e março deste ano foram feitas 21 campanhas de recalls de
veículos, atingindo um total de 394.897 automóveis. No mesmo período do
ano passado foram 24 campanhas, envolvendo 143.563 veículos, um aumento
de 175% no número de carros afetados.
Sistemas de airbag também
foram os que apresentaram mais problemas, com quatro campanhas e
167.651 veículos afetados. As montadoras que mais realizaram recall
neste período foram a Mercedes-Benz, Jeep e Subaru com dois chamamentos
cada.
O que é recall?
O
recall é um chamado que as empresas fazem quando um produto ou serviço
apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do
consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A
medida está prevista no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor
(CDC) que estabelece que ‘O fornecedor não poderá colocar no mercado de
consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto
grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança’.
O
CDC determina que o fornecedor que verificar algum defeito após a
colocação do produto ou serviço no mercado, deve comunicar o fato
imediatamente às autoridades e aos consumidores. Além disso, qualquer
pessoa pode comunicar o fornecedor, Procon ou demais autoridades sobre
acidentes de consumo. Todos os recalls devem ser amplamente divulgados
em mídias de grande circulação. O Procon-SP divulga regularmente
qualquer tipo de recall registrado.
Com
o intuito de conscientizar o consumidor sobre a importância de atender
aos os chamados dos fornecedores para o reparo ou troca de produtos, o
Ministério da Justiça lançou a campanha "recall: direito seu e dever do
fabricante". A campanha foi desenvolvida em conjunto com o Grupo de
Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC) – grupo do qual o
Procon-SP é integrante.
Fonte: Procon SP
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