segunda-feira, 18 de julho de 2016

Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate com pelo de roedor


Image result for Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate com pelo de roedorA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e distribuição de um lote do extrato de tomate da marca Heinz, que possui pelo de roedor acima do limite tolerado. A medida afeta o lote L06, com validade em 1º de abril de 2017, do produto fabricado pela Heinz Brasil. A agência reguladora estabelece que produtos à base de tomate, como molhos, purê, polpa e extrato tenham, no máximo, um fragmento de pelo de roedor a cada 100 gramas.
A resolução foi publicada no Diário oficial da União desta segunda-feira e leva em conta um laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias (LACEN-MG), que detectou a matéria estranha.
A Anvisa também determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.
Entenda os limites
A Anvisa tem uma resolução que determina até que ponto a presença de matérias estranhas em certos produtos é permitida. Segundo a agência, é considerado um item estranho qualquer material que não faça parte da composição do alimento e que possa estar associado a condições inadequadas de produção, manipulação, armazenamento ou distribuição.
De acordo com a Anvisa, o padrão está entre os mais rígidos do mundo. Os limites variam de acordo com o alimento. A canela, por exemplo, é extraída da casca de uma árvore, pode eventualmente carregar fragmentos de insetos. Por isso, a Anvisa considera aceitável que 50g canela tenham até 100 fragmentos de insetos. A mesma quantidade da especiaria pode ter até um fragmento de pelo de roedor para ser aprovada pela Anvisa.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário