segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Férias: campanha alerta para o perigo do peso das bagagens para a coluna


Campanha alerta para o perigo do peso das bagagens para a coluna
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Coluna e da Infraero. Os vídeos da campanha mostram uma pessoa fazendo o movimento incorreto para pegar a mala e em seguida a forma correta de pegar o peso.  A dor nas costas ocorre na maioria das vezes, quando pegamos ou carregamos bagagens de forma inadequada.
Sobre o assunto, o Cotidiano ouviu o médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna, Orlando Righesso Neto. Ele explica que observa muitos pacientes que o procuram, contando que pegaram uma mala na esteira do aeroporto e sentiram uma dor nas costas que evoluiu.
Explica ainda que já existem estatísticas em outros países que controlam este tipo de lesão, que contam 50 mil casos por ano, somente na coluna. É claro que existem outros tipos de lesão em mãos e pés, mas a coluna é a principal, por causa do movimento que a pessoa faz para pegar a mala na esteira.
Segundo o ortopedista, o risco começa já em casa, quando a pessoa arruma a mala, pelo peso que ela coloca dentro e depois vai transportá-la até o carro, porque as pessoas fazem as duas piores posições para a coluna, que inclusive geram hérnia de disco, que são dobrar e torcer a coluna. Por isto, ele aconselha a dividir o peso em duas bagagens, para evitar um problema grave de coluna.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário