sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Maquiagem pode causar irritação e alergia na pele do rosto

Saiba como diferenciar e tratar cada um dos problemas de pele.
Olhos e boca inchados indicam alergia forte e pedem ida ao pronto socorro.

Primeiramente, é preciso descobrir se o que você tem é alergia ou irritação. A irritação causada pela maquiagem é localizada e se deve à sensibilidade da pele. Os sintomas são coceira, queimação e "picadas", que surgem geralmente minutos após aplicação de cosméticos no rosto, região mais sensível. Pode até inchar na região onde o produto foi aplicado e nos olhos. Pra acabar com a irritação, remova o cosmético, faça compressas com chá de camomila ou aplique água termal e passe um creme com corticoide.
A alergia geralmente surge de 12 a 48 após o uso do cosmético, mas pode haver reação imediata, se a pessoa estiver muito sensibilizada. Os sintomas se espalham para outras regiões, além daquela onde o produto foi aplicado. A pele fica inchada, áspera, coça e descama. Quando a irritação é causada pela máscara, há também um ardor no olho. Procure um médico, porque a lesão da alergia não cede facilmente. É preciso usar tratamento local e sistêmico.
ALERTA : Se os olhos e a boca incharem, vá a um pronto socorro. Inchaço nestas regiões indica forte alergia.
Diagnóstico
Para esclarecer qual foi o agente exato da alergia, é feito um  “patch test” teste alérgico de contato, em que dezenas de substâncias são colocadas sobre pequenos discos e coladas na pele por 48h. Cada disco contém uma substância que pode estar contida no produto que se suspeita ter dado a reação. Após 48h, retira-se o adesivo da pele com os discos, marca-se cada local e é feita a primeira leitura. Com mais 24 horas ou 48 horas, é feita uma segunda leitura. Quando positivo, forma-se um pequeno eczema no local.
Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário