Rompimento de cabo deixou mais de um milhão de usuários sem serviço.
Empresa diz que vai prestar os esclarecimentos necessários ao órgão.
Após os problemas no fornecimento que afetaram mais de um milhão de usuários na Paraíba no domingo (13), a TIM foi autuada na manhã desta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) por má prestação de serviço. De acordo com o secretário do Procon-JP, a empresa deveria ter se precavido para evitar que um problema como o rompimento de um cabo não deixasse mais de um milhão de usuários sem o serviço.
Em nota, a TIM informou "que está ciente da autuação e que prestará os esclarecimentos necessários ao Procon João Pessoa". Ainda na nota, a companhia disse que "já está trabalhando para efetuar o ressarcimento dos clientes impactados pela falha deste domingo".
O problema afetou os usuários da operadora na Paraíba da manhã até o início da noite de domingo (13). Em nota enviada ao G1 no domingo, a TIM esclareceu que a dificuldade encontrada pelos usuários para trafegar na rede da operadora se deu em razão do rompimento de cabos de transmissão que, segundo a empresa, são de responsabilidade do provedor.
O secretário do Procon, Helton Renê, explicou que ao ser autuada, a empresa tem dez dias para se defender das acusações. Caso a justificativa não seja satisfatória, a empresa pode ser multada em até R$ 5 milhões.
“O problema foi com uma outra empresa, que terceiriza o serviço, ao que parece, mas a TIM deveria se prevenir para que o rompimento de um cabo não causasse um transtorno dessa proporção. Não era para ter apenas um, mas vários, no caso de um se romper, haver pelo menos uma linha auxiliar para em casos de acidente”, comentou.
Ainda conforme o secretário do Procon de João Pessoa, a autuação é um penalidade de caráter pedagógico, para que a empresa notificada não volte a cometer o mesmo erro. “Se algum consumidor acabou tendo qualquer tipo de prejuízo por conta da suspensão do serviço, é importante que vá até a sede do Procon para registrar o caso, e assim avaliarmos uma possível ação”, comentou.
Nas redes sociais, usuários dos serviços prestados pela TIM reclamaram da impossibilidade de usar a rede de dados e também de fazer ou receber ligações. O rompimento de cabos de transmissão da TIM deixou usuários da operadora na Paraíba com dificuldades para realizar ligações e utilizar a rede da empresa.
Fonte: G1
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