Reclame AQUI separa uma série de dicas para evitar dor de cabeça neste fim de ano
Estamos a poucos dias do Natal, uma das principais datas de compra do consumidor brasileiro e, nesta época, boa parte das pessoas tem duas missões: garantir um presente para alguém querido e encarar lojas cheias. Então, a primeira dica é ter paciência para não cair em uma furada, tanto em compras físicas, quanto em compras online.
Uma tendência que o Reclame AQUI tem notado nos últimos anos é que o consumidor está cada vez mais precavido na hora de fazer uma compra.
O questionamento que gostamos de levantar é o seguinte: é melhor comprar um produto por um preço absurdamente abaixo do normal, de uma empresa que não vai conseguir prestar a assistência que eu preciso e que não atende os seus canais de atendimento ou um produto com um preço maior, mas de uma empresa confiável e que não vai me abandonar depois que eu passar o meu cartão de crédito?
Por isso o Reclame AQUI separou uma série de dicas pra você comprar com segurança neste Natal.
De olho no desconto!
Com o aumento de movimento no varejo, algumas vantagens podem passar despercebidas. Se for pagar à vista, por exemplo, peça desconto. Nem sempre existem avisos claros das promoções. Se optar pelo crediário ou parcelamento, fique atento aos juros
Preços mais baratos, fique atento com defeitos no produto
Qualidade dos produtos
Vai comprar brinquedo, enfeites e pisca-pisca? Pra evitar problema, é bom comprar em lojas mais conhecidas. Só que muitas vezes os produtos não têm registro do Inmetro, o que não é bom. O selo é sempre uma garantia de qualidade.
De qualquer forma, teste os produtos eletrônicos, as luzinhas de Natal antes de concluir a compra. E sempre que possível, exija a nota fiscal.
Compras de última hora
Todo ano é a mesma história, e as mesmas dicas. Se deixou pra comprar o presente aos 45 minutos do segundo tempo, anote todos os itens. Tente listar listando o que vai comprar e levar somente o valor necessário, porque isso ajuda a não sair do orçamento e ir direto ao ponto.
Outra dica é buscar os primeiros horários de funcionamento das lojas, pois os últimos dias são de muita lotação e isso pode dificultar o momento da escolha do presente, o que pode facilmente ser feito pela internet.
Dois preços? Vale o menor
Fique atento ao preço anunciado e ao cobrado, eles podem não estar iguais, aí, segundo o Código de Defesa do Consumidor, vale o menor.
Política de troca
No momento da compra, é importante verificar a política de troca da loja e sempre pedir a nota fiscal, tê-la é requisito muito comum no comércio em casos de troca, além disso, ela pode servir como dado importante caso tenha alguma reclamação do produto adquirido.
Pesquise!
O Reclame AQUI existe para ajudar o consumidor não só quando passa por problemas, mas também no momento de procurar dados, soluções e atendimento da empresa que pretende comprar.
Fonte: Reclame Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário