terça-feira, 5 de abril de 2016

Paciente recebe, de aniversário, aumento no seu plano de saúde


Muitos consumidores se queixam pelo Reclame AQUI de dificuldades para adesão ou renovação de idosos em planos de saúde. É o caso de um paciente de São Paulo que disse ter recebido um "presente de aniversário" às vésperas de completar 59 anos. 
O reclamante contou numa reclamação que recebeu um comunicado oferecendo, além do aumento anual, um reajuste extra de 131%. "Recebi deles (do plano de saúde), como 'presente de aniversário'. pois irei completar 59 anos de idade no próximo sábado.Ou seja, atualmente pago R$ 736,06 e terei que pagar a partir do próximo mês R$ 1705,62. Caso eu queira continuar com este plano de saúde", relata o paciente na sua queixa.
Vale lembrar que a aquisição e o acesso aos serviços dos planos de saúde não podem ser dificultados ou impedidos em razão da idade, condição de saúde ou deficiência do consumidor.
De acordo com a Agência Nacional da Saúde (ANS), os locais de venda de planos de saúde devem estar aptos a atender a todos os potenciais consumidores (ou beneficiários), sem qualquer tipo de restrição em razão da idade, condição de saúde ou por portar deficiência.

Orientações

Se você identificar que a operadora do seu plano de saúde está dificultando ou restringindo o atendimento de idosos, pessoas com doenças graves ou deficientes, saiba que ela estará desobedecendo ao Estatuto do Idoso, ao Código de Defesa do Consumidor, a Lei dos Planos de Saúde e a Súmula Normativa 19/2011 da ANS.
Nesses casos, a operadora do plano de saúde poderá ser multada em cinquenta mil reais, por cada infração verificada. Cabe esclarecer que os valores decorrentes dessa multa não são revertidos para o beneficiário do plano, mas visam punir a operadora pela prática abusiva e corrigir a sua conduta, assegurando que o consumidor tenha acesso aos serviços contratados.
Fonte: Reclame Aqui

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