A
TAM Linhas Aéreas S/A foi condenada a pagar R$ 5 mil por danos morais
para passageira que não localizou o gato de estimação após a
aterrissagem do avião em que viajou. O animal ficou desaparecido durante
nove horas, mas depois foi localizado.
A cliente comprou passagem
na companhia aérea para realizar uma viagem de Santiago do Chile a
Porto Alegre, com conexão em São Paulo, e contratou os serviços
específicos de transporte de animais. No momento da conexão, verificou
que o animal de estimação não foi desembarcado do voo. A passageira
pediu informações da localização do mascote para funcionários da
empresa, mas não recebeu notícias objetivas.
Em sua defesa, a TAM
Linhas Aéreas S/A disse que não cometeu qualquer ato ilícito e que
providenciou hospedagem para a passageira até que fosse encontrado o
animal de estimação. Além disso, o voo de conexão foi remarcado.
A
Justiça, na Comarca de Porto Alegre, determinou que a empresa pagasse
R$ 1 mil para a cliente. A dona do animal recorreu ao Tribunal de
Justiça do Rio Grande do Sul, pedindo uma quantia maior pelos danos
morais, e os desembargadores condenaram a companhia a pagar R$ 5 mil.
De acordo com o julgador, “o desaparecimento do felino de
estimação por mais de 9 horas quando da decolagem do voo que partiu de
Santiago do Chile com destino a Porto Alegre, com conexão em São Paulo,
gerou angústia e sofrimento, configurando dano moral e o dever de
indenizar”.
Procurada, a TAM informou que "se manifestará nos autos do processo".
Empresa também perdeu cadela
No
ano passado, a TAM também perdeu uma cadela antes de um voo no
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que não voltou a ser encontrada.
Na época, a dona do animal de estimação disse que um funcionário da
companhia chegou a oferecer um novo cachorro para substituir a Mel, que
havia sumido.
Mel, uma mestiça de vira-lata com boxer, viajaria
para Salvador, na Bahia. Já no avião, a passageira recebeu a informação
de que a cadela havia fugido, mas que as buscas só seriam iniciadas no
dia seguinte, pois estava muito escuro e não seria possível encontrá-la.
Ainda segundo um funcionário da TAM, Mel seria entregue diretamente na
casa da cliente, na Bahia.
Fonte: Extra
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