quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Clonagem de cartões e cheques

A clonagem de cartões de crédito e/ou débito geram prejuízos de milhões de reais todos os anos no Brasil, além de trazer transtornos de toda ordem para os usuários. A maioria das clonagens é feita em caixas de atendimento automático, agências bancárias e estabelecimentos comerciais. Os fraudadores costumam instalar um equipamento chamado “chupa-cabras” em caixas eletrônicos ou nas maquinetas de estabelecimentos comerciais, principalmente em postos de combustíveis. Com os dados copiados do cartão original, o estelionatário confecciona outro cartão, que é utilizado para a realização de compras em nome da vítima.
Para tentar evitar esse tipo de golpe, siga as orientações abaixo:
» Observe atentamente os caixas-eletrônicos. Se todos estiverem desligados ou em manutenção e apenas um operando normalmente, desconfie. Veja também se todos os aparelhos têm a mesma aparência e se todas as peças estão devidamente conectadas.
» Desconfie se o equipamento do banco usar uma ordem diferente da normalmente solicitada pelo seu banco para realizar as operações.
» Jamais aceite ajuda de estranhos para realizar as transações no caixa. Peça sempre auxílio de um funcionário devidamente uniformizado ou identificado.
» Antes de contratar os serviços de um determinado banco, pergunte ao gerente de que forma o banco procura minimizar a possibilidade de ocorrência de fraudes.
» Quando for comprar com o cartão ou abastecer o carro, não perca de vista o seu cartão, sempre acompanhe o funcionário e esteja atento a qualquer ação estranha.
» Preste atenção ao visor da máquina e tenha certeza de que o valor da compra foi digitado antes de você colocar sua senha.
» Acompanhe sempre a fatura do seu cartão e guarde os comprovantes de pagamento. Do mesmo modo, verifique sempre o extrato bancário, para observar se não foram feitos saques indevidos ou compras que você não reconhece. 
Clonagem de cheques
Para que um cheque seja clonado, não é preciso que o talonário tenha sido furtado ou extraviado. Com um cheque verdadeiro em mãos, ou cópia, o fraudador reproduz um talão inteiro, e às vezes até imita a assinatura do correntista, que só descobre o golpe quando tira um extrato.
Proteja-se: Procure evitar passar cheques a vendedores ambulantes, em postos de gasolina e comércio de produtos de origem duvidosa. Evite também os cheques pré-datados, que podem ser repassados e cair nas mãos de criminosos.
O que fazer se for vítima desses golpes: ao descobrir que foi vítima do golpe do cartão e/ou cheque clonado, procure a Delegacia de Polícia mais próxima e registre a ocorrência. Avise, imediatamente, a instituição bancária

Nenhum comentário:

Postar um comentário