quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cobrança Virtual

O DDA (Débito Direto Autorizado), ferramenta que permite ao cliente bancário quitar boletos a partir da sua conta sem precisar imprimi-los, não pegou como se esperava. Na inauguração das operações, em 2009, a expectativa era a de abarcar 50% das faturas circulantes no país em três anos. Transcorridos dois, no entanto, somente 10% dos documentos estão incluídos no sistema.
"Superestimamos a meta", reconhece Walter Tadeu, diretor adjunto de serviços da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Para tentar impulsionar a utilização do serviço, novas funcionalidades serão incorporadas em 2012. A partir de 23 de março, por exemplo, começarão a ser aceitos para pagamento os bloquetos vencidos originados em instituições diferentes da do correntista.
Uma dificuldade perceptível para o consumidor é que apenas uma pequena parte –os bancos não divulgam o número exato– das empresas emissoras de faturas adotaram o expediente. A adesão depende da negociação de tarifas entre cada prestador de serviço e a instituição que administra sua carteira de cobrança.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário