sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Regulamentação atrasa liberação de crédito para materiais de construção

Mesmo com as vendas de materiais de construção estáveis no começo de 2012, as expectativas em relação ao financiamento de material de construção com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) são positivas. Porém, para a medida entrar em vigor, serão necessários alguns ajustes na regulamentação do recurso.
De acordo com o presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Conz, apesar da regulamentação da medida já ter sido publicada, diversos complicadores que não foram aprovados pelo Conselho Curador do FGTS, do qual ele faz parte, são responsáveis por burocratizar a operação. “A regulamentação aprovada pelo Ministério das Cidades descaracterizou a proposta do Conselho Curador, que era de facilitar o financiamento”, explica.
Além disso, Conz explica que a regulamentação foi publicada no período em que o ministro Mário Negromonte estava no comando do Ministério das Cidades, porém, ela foi assinada pelo atual ministro, Aguinaldo Ribeiro. Esse fato possibilita novas negociações em relação à regulamentação. “O Conselho analisou os pontos que estão em discordância e deve sugerir e devem sugerir mudanças na medida”, afirma.
Segundo o presidente, novas discussões com o novo ministro devem sugerir a reedição da regulamentação do financiamento.
Complicadores
De acordo com Conz, um dos itens que burocratizam a medida é o fato do cidadão não poder usar o FGTS para realizar o financiamento. “O financiamento deveria beneficiar pessoas que tem o FGTS, como por exemplo, pessoas que financiaram o imóvel há muito tempo e agora querem reformá-lo para deixá-lo em boas condições”, explica.
Entre os complicadores citados por Conz, a limitação do financiamento para apenas proprietários dos imóveis também burocratiza a solicitação de crédito. “Se o imóvel está no nome da esposa, mas é o marido quem tem o FGTS, eles não podem financiar”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário