quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Eletrodomésticos com selo de eficiência energética vão cair pela metade

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) irá reduzir a quantidade de eletrodomésticos que receberão o selo eficiência energética em 2013.
Segundo a Agência Brasil, atualmente, 80% dos eletrodomésticos possuem este selo de eficiência e são identificados como classe A; em 2013 esse número será de 40%. A redução acontecerá por causa de uma revisão nos níveis de eficiência, que está sendo feita pelo PBE (Programa de Brasileiro de Etiquetagem) do instituto. A revisão abrange geladeiras, fogões, fornos e ar condicionado.
De acordo com o Inmetro, o consumidor será o maior beneficiado com reclassificação, ao trocar aparelhos de baixa eficiência por aqueles de menor consumo. Com a substituição, a economia na conta de luz pode chegar a R$ 600 por ano, dependo da quantidade de aparelhos em uma casa.
Nova classificação
Para receber a classificação de eficiência, os eletrodomésticos terão que consumir entre 3% e 5% menos energia para garantir a nota máxima na avaliação. Os produtos que atualmente pertencem à classe E não poderão mais ser comercializados a partir de 2013.
O programa de eficiência energética foi criado em 1984, para estimular a criação dos produtos mais econômicos e de menor impacto ambiental, que são etiquetados com a classificação de A a E. Desde então, somente os refrigeradores e condicionadores de ar mais eficientes já proporcionaram uma economia de pelo menos R$ 2,4 bilhões nas contas de energia da população, de acordo com o Inmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário