sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A pirataria aumenta a cada dia no Brasil

O principal motivo é o lucro que ela proporciona. O produto pirata não paga impostos, não tem qualidade, não atende às regras para garantir a saúde e segurança do consumidor, é vendido por pessoas que não recebem os direitos trabalhistas, ou seja, só ganha quem pratica a pirataria prejudicando toda a sociedade.
Muitos consumidores dizem que compram produtos piratas devido ao alto preço do produto original.
Quem avalia somente a hora da compra, acha que está levando vantagem, pois, claro que o pirata é mais barato, pois os custos são bem menores, por ser um produto ilegal. Porém, está provado que os prejuízos do consumidor de produtos piratas são sentidos logo depois da compra. Prejuízos para a saúde, por exemplo: óculos escuros piratas causam danos aos olhos; tênis causam danos aos pés; pilhas vazam rápido e estragam o aparelho no qual foram colocadas; software não original travam e o consumidor perde tudo o que estava gravado. Prejuízos também para o bolso do consumidor: celulares que param de funcionar  - todo o dinheiro é perdido - pois não têm garantia e nem assistência técnica.
A saída para evitar a comercialização de produtos piratas pode ser feito através do combate ao ingresso de produtos ilegais em nossos portos, aeroportos e pontos da fronteira e a comercialização no comércio mediante ações coordenadas do poder público, como também, realizando campanhas de conscientização, demonstrando o mal que a pirataria causa para a geração de empregos e de investimentos e para a saúde e segurança das pessoas. 
As pessoas que consomem esse tipo de produto, em principio poderia está comentendo o crime de receptação (art. 180 do Código Penal), mas o certo que o maior mal é que esse tipo de produto prejudica o próprio consumidor e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário