segunda-feira, 2 de julho de 2012

83% dos adolescentes gastam todo seu dinheiro no curto prazo, diz pesquisa

Com a chegada da internet e dos telefones móveis, os jovens se tornaram mais independentes no universo do consumo. E, de acordo com estudo encomendado pela Visa, feito com adolescentes de 13 a 18 anos, 83% dos jovens brasileiros disseram gastar todo seu dinheiro no curto prazo.
Em relação aos itens com os quais os jovens gastam seu dinheiro, a pesquisa revelou que aproximadamente 74% dos entrevistados gastam com comida. Ainda, 33% gastam com material escolar, 47% gastam com transporte público, 37% gastam com roupas, 22% com seu telefone celular e 29% em festas. O estudo permitia respostas múltiplas.
Boa parte dos jovens, 76%, afirmou gastar por impulso. Além disso, uma alta proporção de adolescentes pede regularmente dinheiro aos seus amigos para cobrir suas despesas e 20% dos entrevistados usam parte do seu dinheiro para pagar estas dívidas.
O acesso dos jovens aos serviços bancários
O levantamento ainda mostrou que a grande maioria dos adolescentes no Brasil não tem acesso aos serviços bancários. Somente 10% dos entrevistados possuem uma conta no banco e a grande maioria dessas contas é de poupança.

Apesar deste mínimo acesso aos serviços bancários, 17% dos adolescentes entrevistados têm algum tipo de poupança. Desses, 20% mantêm o dinheiro em casa e 67% mantêm no banco. Cerca de 62% afirmaram ter um cartão de débito.
Penetração dos celulares
A penetração dos telefones celulares é extremamente alta no Brasil, com uma média de 65% entre os adolescentes pesquisados. Dos jovens brasileiros, 88% afirmaram que possuem um celular pré-pago, 33% que pagam seu próprio aparelho e 41% afirmaram ter acesso à internet móvel.

Além disso, o estudo revelou que os jovens da América Latina utilizam seus telefones de diversas formas, que incluem fazer chamadas (84%), enviar mensagens de texto (80%), ouvir música (69%), como relógio despertador (63%), para tirar e ver fotos (58%) e para jogar (57%), entre outros usos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário