quinta-feira, 5 de julho de 2012

Batata Pringles esconde gordura trans no rótulo, diz pesquisa

A empresa testou 53 produtos de nove categorias de diferentes para saber se os produtos tem ou não gordura trans e comparar com a quantidade indicada no rótulo.
Nos testes, a batata Pringles que exibe no rótulo a mensagem de que possui porcentagem zero de gorduras trans mostrou que na verdade o produto possui 0,42 gramas de gordura trans por porção de 30 gramas. O que segundo a instituto demonstra um desrespeito com o consumidor que acredita estar consumindo um alimento menos gorduroso.
Outras batatas analisadas das marcas Carrefour, Qualitá, Ruffles, Yokitos e Stax Original passaram no teste ao apresentar 0% de gordura trans, conforme descrição nas embalagens dos produtos.
CuidadoSegundo a empresa não há uma padronização no nome dado a gordura considerada trans. Ela pode ser encontrada nas embalagens com os seguintes nomes: gordura hidrogenada, gordura vegetal hidrogenada e gordura parcialmente hidrogenada.
As gorduras trans são permitidas pela legislação desde que o produto contenha quantidades menores ou iguais a 0,2 gramas de por porção de alimento.
Um adulto pode consumir no máximo 2 gramas, por dia, dessa gordura. No entanto, o ideal é evitá-la.
ResultadosNo geral, 68% dos produtos analisados não possuem gordura trans na sua composição. Entre eles estão os bolos prontos de chocolate das marcas, Bauducco, Casa Suíça, Nutrella, Panco e Pulman e as lasanhas a bolonhesa do Carrefour, Rezende, Sadia e Perdigão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário