terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Como atuam os colírios?

Confira algumas dicas de uso desses medicamentos.

Os colírios são medicamentos prescritos pelo seu oftalmologista para serem colocados exclusivamente nos olhos. O uso do colírio parece simples, mas o medicamento é muitas vezes utilizado sem um acompanhamento médico. Por isso é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de pingar algumas gotinhas no olho para ter melhor efeito e evitar desperdício.
Confira algumas dicas:
1. Lave as mãos antes e depois de aplicar qualquer medicamento nos olhos.
2. As instruções do oftalmologista quanto ao uso do medicamento, como dosagem, número de aplicações e agitação do produto antes da aplicação, por exemplo, devem ser rigorosamente seguidas.
3. Pingue apenas uma gota
O nosso olho tem capacidade para apenas uma gota. Portanto, se o volume de colírio despejado for maior que isso, ele escorrerá pelo rosto ao invés de ficar no olho. Para evitar que o colírio caia, puxe a parte inferior da pálpebra formando uma bolsa e pingue o medicamento dentro. É como eu sempre falo: o aumento da dose não aumenta o efeito.
4. Para usuários de lente de contato:
Retire as lentes antes de aplicar o colírio e recoloque-as dez minutos depois da aplicação.
5. Pingue o colírio deitado
Para evitar que se perca o medicamento, é recomendado pingar o colírio deitado. Após a aplicação, pressione a lateral dos olhos, no cantinho próximo ao nariz, para manter o remédio em contato com o olho.
6. Utilize um colírio por vez
Se o seu oftalmologista recomendou a utilização de mais de um colírio, é recomendado que aplique um e, depois de 10 minutos, aplique o outro.
7. Não compartilhe colírios
É muito comum as pessoas compartilharem frascos de colírios, principalmente os para irritação. Cuidado, ao emprestar o seu colírio para outra pessoa você corre o risco de compartilhar uma infecção.
8. Armazene o colírio de forma correta
O frasco do colírio deve estar sempre tampado, evitando a entrada de sujeiras e bactérias. Nem todos devem ser guardados na geladeira, só os que tiverem essa recomendação na bula.
9. Agite antes de usar
Antes de usar o colírio é bom agitá-lo se ele for uma suspensão, caso contrário não fará o efeito desejado.
10. Pacientes com doenças crônicas, como o Glaucoma, devem ser ensinados a aplicar de maneira correta o colírio para aumentar a qualidade do tratamento. A utilização inadequada de colírios para glaucoma eleva os custos, o que limita ainda mais a aderência ao tratamento, pois os colírios são muito caros. 
Relate ao oftalmologista qualquer incômodo relativo ao uso do colírio, como ardência, vermelhidão ou irritação. Em alguns casos, será necessária uma nova prescrição. Os efeitos colaterais dos colírios podem fazer com que o paciente deixe de seguir o tratamento prescrito. Daí a importância de seguir o método correto de aplicação, comunicando possíveis incômodos ao seu oftalmologista.
Ficou alguma dúvida? Procure um farmacêutico! 
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário