segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Verão, mosquitos e inseticidas: essa combinação requer cuidados

Produtos podem causar males à saúde das pessoas e de animais de estimação

O verão à vista é promessa de aumento de mosquitos em todo o país e, junto disso, o uso de inseticidas por consumidores. Mas tome muito, muito cuidado, porque o uso equivocado desses remédios pode se tornar um veneno contra a saúde.
Por exemplo, aqueles inseticidas sem cheiro pode ser perigoso. Justamente por falta de odor as pessoas usam em maior quantidade, mas eles são tão nocivos à saúde quanto os que possuem cheiro mais forte.
Antes de qualquer coisa, seguir as orientações de uso do fabricante é a regra número um para não correr riscos. Cerca de 90% dos inseticidas de venda livre pertencem ao grupo químico dos piretroides. São produtos seguros, que usam substâncias sintéticas como princípio ativo e não causam alterações em estruturas do organismo.
De acordo com reportagem do site Extra, quando há exagero no uso e ocorre intoxicação, ela geralmente se dá pelas vias aéreas, causando tosse, irritação nos olhos e ardência no rosto. O ideal é direcionar a aplicação nas áreas em que o mosquito costuma se esconder, como embaixo da mesa e da cama. Outra dica é abrir as janelas enquanto o inseticida age, fechando-as após o tempo indicado pelo fabricante ou após 15 minutos.
Para os alérgicos, os cuidados na hora da aplicação devem ser redobrados. A dica é aplicar o inseticida no cômodo da casa, com portas e janelas fechadas, e sair. Após o tempo de ação, ventile o ambiente e só então entre.

Animais de estimação

Como os inseticidas piretroides são solúveis em água, na hora da aplicação, cuidado com peixes, pássaros, cães e gatos. Os animais podem ser contaminados.
Evite usar inseticidas se não forem instaladas telas nas janelas e se as portas não forem fechadas ao amanhecer e ao fim da tarde, quando ocorre a revoada de mosquitos. Deixar entrar luz do sol em casa é outra maneira de espantar insetos, que gostam de escuro.
A fumaça proveniente da queima de embalagens de ovos feitas de papelão até espanta os mosquitos, mas não é a melhor opção, pois há liberação de substâncias tóxicas no processo.
Fonte: Extra




Nenhum comentário:

Postar um comentário