Para receberem o selo de credibilidade as lojas online deverão se
filiar ao Movimento e-MPE, que busca difundir conhecimento estratégico
sobre e-commerce.
Em
seu quarto ano, a campanha Black Friday Legal, lançada pela Câmara
Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) com o objetivo de dar
credibilidade à Black Friday e às lojas participantes e contribuir para a
criação de um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante a
duração da Black Friday, passará por mudanças este ano. terá novas
regras e benefícios.
Nova regra
Para ter acesso ao selo BFL 2016, a loja virtual também terá que ser associada ao Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Entre eles o direito a usar o selo Clique e-Valide e acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.
Para ter acesso ao selo BFL 2016, a loja virtual também terá que ser associada ao Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Entre eles o direito a usar o selo Clique e-Valide e acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.
Os demais requisitos permanecem os mesmos. A loja tem que inscrever-se no site da campanha (http://blackfridaylegal2016.com.br),
aceitar o Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal e passar na
análise cadastral que a equipe da camara-e.net faz. Essa análise avalia,
entre outros itens, a situação da empresa junto à Receita Federal e o
cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que estabelece que o site
deve informar, em local visível, CNPJ, razão social e formas de contato
físico e eletrônico (endereço completo e meios de contato, como
telefone, e-mail, chat ou SAC).
As inscrições para solicitar o
selo já estão abertas. No ano passado, milhares de lojas de todo o país
se inscreveram no programa. Dessas, apenas 901 foram contempladas. Para
este ano, estima-se que até 2 mil lojas conquistem o direito de usar o
selo da campanha.
Benefícios
O ciclo de capacitação, que, neste ano, foi transformado em vídeos de cerca de 20 minutos, em que o participante recebe dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para operar seu negócio em datas promocionais.
O ciclo de capacitação, que, neste ano, foi transformado em vídeos de cerca de 20 minutos, em que o participante recebe dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para operar seu negócio em datas promocionais.
E todas as
empresas que receberem o selo poderão contar com uma plataforma online
para resolução de conflitos, mediação e arbitragem. "É uma ferramenta
terceirizada que poderá ser acessada pelo consumidor através de um link
inserido na loja virtual", comenta Leonardo Palhares, que antes de
assumir a presidência da Camara-e.net era do Conselho Consultivo e do
Comitê Jurídico da entidade. O consumidor decidirá pelo caminho da
conciliação ou, se preferir, o caminhojudicial, mais longo.
Ultimamente, as ações de conciliação têm ganhado força. Em menos de dois anos, a plataforma Consumidor.gov.br
registrou mais de 290 mil atendimentos de consumidores, com um índice
médio de resolução de 80% dos problemas apontados. Ou seja, nada menos
que oito em cada dez reclamações são resolvidas em sete dias.
A
intenção dessas ferramentas é fazer com que não seja preciso ir a
vários lugares para resolver um problema de consumo, mas apenas acessar
a internet. É possível resolver problemas de consumo sem sair de casa.
Fonte: IDGNOW
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