terça-feira, 27 de setembro de 2016

Dia Mundial do Turismo: veja dicas sobre direitos do consumidor nas viagens

Passageiros têm direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor
O Dia Mundial do Turismo é celebrado nesta terça-feira, dia 27, e a Fundação Procon-SP aproveitou a data para divulgar orientações. As informações podem ajudar o consumidor que pretende viajar a não cair em golpes ou ser prejudicado pelos prestadores de serviços, como hotéis, companhias aéreas e agências de viagens.

Todas as recomendações do órgão de defesa do consumidor sobre o assunto estão disponíveis nas cartilhas “Projeto Boa Viagem” e “Direitos do Consumidor Turista”.
Confira as dicas:
- A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem
- Antes de contratar o serviço da operadora de turismo, cheque se ela está registrada no Cadastur, Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos do Brasil
- Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, entre outros, providenciando-os antecipadamente.
- Nas viagens de ônibus, fique atento ao seguro facultativo, que só poderá ser cobrado se o usuário aceitar.
- Ao fazer a reserva de uma passagem aérea, anote o código, chamado de localizador. E, ao retirar o bilhete, observe se a data, a hora, a validade, o local de embarque e o número de voo estão corretos.
- Se a passagem for adquirida por internet ou telefone, o consumidor tem prazo de 7 dias para arrependimento.
- Identifique a mala com seu nome, endereço completo e telefone. Na bagagem de mão, leve os documentos pessoais, objetos de valor e eletrônicos.
- Ao alugar um imóvel por temporada, sempre que for possível, faça uma vistoria no local em companhia do proprietário ou representante, relacionando por escrito as condições gerais em que se encontra o imóvel
- Na reserva de passeios e viagens online, imprima e/ou salve todos os documentos (telas, e-mails, publicidades, contratos, comprovantes de pagamento, voucher, etc.) que demonstrem a oferta, compra e/ou confirmação do pedido.
- A empresa aérea é responsável por todas as bagagens – desde o momento em que são despachadas até a devolução ao consumidor.
- Caso algum objeto seja furtado dentro do quarto, inclusive os guardados no cofre, o hotel deve ressarcir os prejuízos, pois ele é o responsável pela segurança. Se necessário, registre a ocorrência na polícia e, a seguir, busque auxílio de um órgão de defesa do consumidor.
- É importante informar-se sobre o horário de início e final de cada diária, evitando o pagamento desnecessário de diárias extras.
- Todo estabelecimento deve obrigatoriamente manter disponível para seus clientes um livro para o registro de reclamações, onde o consumidor possa expressar suas insatisfações.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário