A maioria de nós descongela os alimentos no “piloto automático” – tiramos a comida do congelador e a deixamos na geladeira durante a noite, ou a colocamos no micro-ondas.
No entanto, de acordo com cientistas de alimentos da Noruega, este não é o jeito certo de descongelar o seu jantar, e a melhor maneira de fazê-lo é usando água.
Susanne Ekstedt, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Técnica SP da Suécia, em Gotemburgo, diz que é melhor descongelar o alimento em água se você planeja usá-lo imediatamente.
O método correto é selar sua comida com plástico e aquecê-la usando água fria diretamente da torneira (já que a água é um bom condutor).
Como resultado, o alimento descongelado ficará com um sabor melhor.
Ekstedt disse ao Metro: “Isso é algo que cientistas de alimento já sabem há muito tempo. No entanto, este conhecimento costuma ficar restrito à indústria alimentícia. A maioria das pessoas parece não ser consciente disso.”
Bjørg Egelandsdal, professor da Universidade Norueguesa de Ciências Vivas na cidade de Ås, também disse: “Nunca houve nenhuma evidência científica por trás da recomendação de que a comida deve ser descongelada na geladeira.”
“Talvez o conselho seja baseado na ideia de que descongelar o alimento na geladeira é mais higiênico. Realmente devemos armazenar carnes e outros alimentos na geladeira quando estão descongelados, mas é melhor descongelar a comida rapidamente com a ajuda da água se você vai usá-la imediatamente.”
Conselhos para descongelar alimentos
- Sempre descongele completamente antes de cozinhar o alimento.
- Limpe e desinfete a pia após descongelar comida nela.
- Use apenas água fria para descongelar alimentos.
- Mesmo quando a comida parece descongelada por fora, verifique se ela está completamente descongelada por dentro.
- Descongele pequenas porções de comida para obter melhores resultados.
- Congele carnes e peixes antes da sua data de validade.
- Coma carnes e peixes em até 24 horas após descongelá-los.
- Nunca volte a congelar carnes e peixes após descongelá-los.
Fonte: Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário