segunda-feira, 12 de setembro de 2016

8 cuidados na preparação da marmita

Cardápio saudável para levar comida para o trabalho
Preparar uma marmita para levar para o trabalho permite uma melhor escolha dos alimentos e ajuda a resistir àquela tentação de comer um hambúrguer ou salgadinhos fritos na hora do almoço, além de ser mais barato.

No entanto, é preciso seguir alguns cuidados na hora de preparar e colocar a refeição na marmita, pois o transporte até o trabalho e o tempo que a comida fica fora da geladeira favorece a proliferação de bactérias que podem acabar causando infecção intestinal.
Alguns cuidados importantes que se deve ter na hora de preparar uma marmita são:
1. Jogar água fervente antes colocar os alimentos na marmita: evita que haja proliferação de micro-organismos nos alimentos, prevenindo problemas como infecções intestinais, por exemplo.
2. Escolher uma marmita que feche corretamente: os recipientes hermeticamente fechados são os mais indicados porque garantem que não irão entrar micro-organismos para contaminar a comida, evitando também que a comida seja desperdiçada.
3. Distribuir os alimentos lado a lado: ajuda a preservar o sabor de cada alimento e a refeição fica visualmente mais atraente, mesmo depois de muitas horas da preparação.
4. Evitar molhos preparados com maionese: os molhos, especialmente com maionese e ovos crus, não resistem muito tempo fora da geladeira e estragam-se com muita facilidade. Uma boa ideia é utilizar azeite e vinagre, que devem ser levados em embalagens individuais. Se puder manter estes temperos sempre na geladeira do trabalho é melhor ainda.
5. Optar por alimentos saudáveis: a marmita deve sempre conter alimentos nutritivos, como legumes, verduras, cereais e carnes magras. Refeições calóricas e gordurosas, como lasanha e feijoada, não são as melhores opções para um almoço no trabalho porque exigem um maior tempo de digestão, que pode causar sonolência e diminuir a produtividade.
6. Levar a salada separadamente: deve-se preferir colocar a salada em um recipiente separado, de preferência de vidro, e só temperar na hora de comer para garantir um melhor sabor e a frescura dos vegetais.
7. Guardar a marmita na geladeira: assim que chegar no trabalho, deve-se colocar a marmita na geladeira para evitar que os alimentos estraguem, pois ficar em temperatura ambiente favorece a proliferação de micro-organismos que podem causar dor de estômago e infecções intestinais.
8. Aquecer bem a marmita antes de comer: a temperatura deve ser, preferencialmente, acima de 80 graus para inativar a maior parte dos micro-organismos que possam estar na comida. Dependendo da potência do micro-ondas, deve-se deixar o alimento aquecendo por pelo menos 2 minutos e depois esperar ele esfriar um pouco antes de comer.
Quando o indivíduo segue estas dicas diariamente há um menor risco de contaminação dos alimentos, além de manter o sabor da refeição e facilitar uma alimentação saudável.
Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário