quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Insônia: Nove dicas para dormir bem

 (photo: )
Você adormece sempre muito tarde e durante a noite acordas várias vezes? A insônia pode ter muitas causas – ambientais, psicológicas, neurológicas, etc . Aqui estão algumas dicas simples que induzem o sono e conduzem a uma noite tranquila e a um despertar mais bem-disposto e feliz.
1- Para uma noite de sono tranquila é fundamental a escolha de um colchão adequado. O modelo ideal deve ser firme e flexível. A escolha do colchão errado pode provocar dores na coluna, e desconforto durante o sono.
2- Apague todas as luzes. O cérebro humano ao registrar a presença de luz, mesmo que seja fraca, assume que ainda é dia e fica em estado de alerta. Esta é uma das causas externas mais importantes que perturbam o sono profundo.
3 - Se o quarto estiver muito quente, será muito mais difícil conseguir adormecer. O mesmo acontece se o ambiente estiver frio. Tente manter o quarto a uma temperatura ambiente agradável, nem frio e nem quente. Será muito mais fácil adormecer.
4 - Não controle as horas, isso provoca ansiedade e nervosismo.
 5- Evite qualquer tipo de aparelho eletrônico ligado no quarto. Eles emitem radiações em forma de ondas eletromagnéticas e outras que interagem com o seu próprio campo de energias, excitando-o e reduzindo as possibilidades de relaxamento completo.
6- Aprenda a relaxar. Descontraia o corpo todo. Faça uma suave automassagem no couro cabeludo. Visualize mentalmente um ambiente paradisíaco, um oásis, um  jardim, uma praia ao entardecer e imagine a si mesmo caminhando nesse ambiente ou simplesmente contemplando a paisagem  em silêncio. Você rapidamente se sentirá menos tenso. Nunca despreze o poder das imagens mentais.
7 – Duas ou três horas antes de ir dormir acenda um incenso de lavanda ou de alfazema no quarto. Abra um pouco a janela para o perfume não ficar demasiado intenso no quarto. Se você sofrer de rinite alérgica, ou for alérgico ao incenso, experimente algumas gotas de óleo dessas mesmas essências.
8 – Faça um esforço para manter a rotina: deitar-se e acordar todos os dias à mesma hora. Isso não apenas ajudar muito o descanso durante o sono mas colabora para que o bom humor seja mantido ao longo do dia. Até mesmo nos fins de semana, procure não mudar muito os seus hábitos.
9 – Uma ou duas horas antes de se deitar tome um banho quente. Isso relaxa os músculos e facilita a chegada do sono. Mantenha os pés quentes na hora de ir para a cama: o corpo entende isso como um sinal de que está na hora de descansar.
Fonte: Equipe Saúde 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário