quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Dicas para evitar ter o nome negativado por ajudar terceiros

Notas de real Foto: Free Images
Inadimplência

  • Pesquisa do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, mostra que 33,5% dos cidadãos do Estado de São Paulo já ficaram inadimplentes por emprestarem o nome para terceiros. Este cenário se reflete no Rio de Janeiro, e se espalha país afora, diz o advogado Pedro Lopes Leite, da Abradecont.
  • Crédito comprometido
    O advogado da Abradecont diz que a pesquisa mostra o retrato do atual momento econômico do país. São consumidores que acabam comprometendo seu crédito para ajudar amigos e familiares, que depois não têm como honrar o compromisso financeiro assumido. Assim, quem 'emprestou o nome' é que fica negativado junto aos órgãos de proteção de crédito.
    Regra número 1
  • A Abradecont e o SerasaConsumidor listaram algumas dicas para evitar prejuízos financeiros ao emprestar o nome para outras pessoas. A principal regra é não emprestar o nome para terceiros. Evite assumir compromissos cujo pagamento futuro seja de responsabilidade de outros.
    Pense e procure ajuda
  • Se você for uma pessoa com dificuldades para falar “não”, peça pelo menos um tempo para pensar e converse com alguém próximo, como marido e/ou esposa. Talvez essa mesma pessoa aponte os prós e contra e, assim, lhe ajude a negar o pedido.
  • Ostentação
    Evite comentar com outras pessoas se você tem dinheiro guardado em poupança, investimentos. Assim como quantos cartões de crédito e talões de cheque possui. Isso pode impressionar e fazer com que você seja sempre acionado quando alguém precisar de dinheiro.
  • Garantia
    Se você estiver consciente e resolver emprestar o nome, tente evitar um possível prejuízo deixando previamente combinado uma garantia, como algum bem, por exemplo. Outra boa alternativa de garantia é por meio de nota promissória, tipo de título de crédito que assegura que a pessoa tenha um crédito que poderá ser executado judicialmente se necessário.
  • Aposentados
    Os aposentados estão contribuindo para este endividamento causado por outros. As condições vantajosas dos empréstimos consignados fazem com que, muitas vezes, os problemas enfrentados por esta classe sejam diretamente relacionados aos familiares, uma vez que esses empréstimos podem ser adquiridos para que o dinheiro seja repassado a terceiros em condições menos onerosas. Porém, se esta outra pessoa acaba não honrando a dívida e deixando-a por conta do aposentado, este poderá se complicar por ser o real devedor frente às instituições de crédito. 
  • Inadimplência - idosos
    Outro estudo do Serasa Experian sobre inadimplência por idade mostra que um em cada três brasileiros com mais de 60 anos estão inadimplentes.O maior crescimento foi em abril de 2016 em relação a março de 2015, passando de 7,3 milhões para 8,2 milhões de pessoas.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário