quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Quatro cuidados para garantir mais segurança no trânsito


A regra número um para melhorar a segurança no trânsito é conscientizar os condutores sobre a importância das ações de cada um para evitar acidentes. Isso é o que defende o tenente-coronel Fabio José Martins, da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (BPMRv), que dá o alerta necessário para condutores nesta Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro:
- Geralmente quando ocorre um acidente, as pessoas tendem a culpar o veículo, a via, a falta de fiscalização, mas o principal fator é a consciência do condutor. Ele tem que mudar a atitude, dirigir com velocidade compatível com a via, manter distância do veículo da frente, não perder a atenção. O motorista tem que respeitar as regras de trânsito, de circulação, ser prudente e cauteloso - defende Martins.
Em Santa Catarina, Joinville lidera o ranking de óbitos por acidentes de trânsito, conforme o último relatório do Sistema de Informação de Mortalidade da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, de 2014. Conforme os dados, o município registrou 162 óbitos de vítimas de acidentes, seguido por Florianópolis, onde 106 pessoas morreram no mesmo período. Os outros municípios que figuram na lista dos dez mais são Blumenau (98), Itajaí (72), São José (68), Chapecó (56), Lages (51), Criciúma (50), Jaraguá do Sul (50) e Rio do Sul (41).
Dentre os fatores de risco associados aos desastres, tanto em relação às vítimas quanto aos envolvidos, estiveram: excesso de velocidade (44,4%), álcool (42,6%), infraestrutura (37%), condições climáticas (16,7%), drogas ilícitas (14,8%), fadiga (13%), falta de habilitação (9,3%) e distração (5,6%).
Confira quatro cuidados importantes para garantir mais segurança ao dirigir:
Respeite os limites de velocidade
Vários elementos são levados em consideração para se definir até qual velocidade um veículo pode transitar em determinada via. Por esse motivo, respeitar os limites de velocidade é um ponto crucial para se evitar ou diminuir os danos em caso de acidente.
Se beber, não dirija
Apesar da regra ser bem clara e o fato de beber e dirigir configurar um grave crime de trânsito, muitos ainda seguem colocando vidas em risco e dirigindo embriagados. Não há limite seguro: independente da quantidade ingerida, os reflexos não são mais os mesmos, o raciocínio fica prejudicado e o condutor perde a capacidade de julgamento. Se beber, pegue um táxi.
Celular longe do volante
Um dos problemas relatados por Martins é o uso do celular no trânsito, principalmente com mensagem de texto, pois quando se baixa a visão para digitar duas ou três palavras se perde um tempo precioso no trânsito. A dica é: assim que entrar no carro, coloque o celular na bolsa ou no porta-luvas.
Use sempre o cinto de segurança
O cinto de segurança se tornou um grande aliado na diminuição dos índices de acidentes graves de trânsito. Nunca é demais repetir: use o cinto de segurança sempre. O Manual de Direção Defensiva enfatiza que os cintos de segurança devem estar em boas condições de conservação e todos os ocupantes devem usá-los, inclusive os passageiros dos bancos traseiros, mesmo as gestantes e as crianças.
Fonte: DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário