quinta-feira, 24 de maio de 2012

Carro comprado no último fim de semana pode ter IPI reduzido

Os consumidores que compraram veículos no último final de semana, antes do anúncio da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ainda podem ser beneficiados pela medida.
De acordo com a Proteste - Associação de Consumidores, se a nota fiscal ainda não foi emitida, o consumidor pode negociar a redução do IPI com a concessionária.
Comprar ou não?
A redução do IPI para o veículos zero quilômetros será válida até o dia 31 de agosto, além disso, o governo reduziu a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Porém, antes de comprar o carro, é importante pesquisar bem para garantir que os descontos sejam aplicados.
De acordo com a Proteste, o ideal é se programar em longo prazo, para comprar o veículo à vista. Mas se não for possível, é fundamental pesquisar muito antes de se comprometer com um financiamento de longo prazo, porque além do custo do financiamento há outras despesas envolvidas com a manutenção do veículo que pesam no orçamento.
Segundo a Associação, com a pesquisa é possível saber onde é mais vantajoso financiar o veículo, se com o banco ou diretamente com a concessionária.
Financiamento
A Proteste ainda explica que o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é a opção mais procurada para financiar o carro.
De acordo com a Associação, apesar de o carro ser adquirido já no nome do comprador, ele fica alienado ao banco até que todo o pagamento seja concluído.
Além disso, é possível antecipar o pagamento das parcelas com redução proporcional dos juros, além de ser permitida a transferência para um terceiro comprador, caso o consumidor não consiga pagar as parcelas ou queira se desfazer do carro antes do final do contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário