quarta-feira, 23 de maio de 2012

Endividados, equilibrados, poupadores: quem pode aproveitar a redução do IPI?

Na última segunda-feira (21), o Governo Federal anunciou uma séria de medidas para baratear os custos e incentivar a compra de automóveis, entre elas a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre os veículos.
Entretanto, de acordo com o educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, Reinaldo Domingos, não são todos os consumidores que poderão aproveitar a oportunidade.
Endividados, equilibrados e poupadores
Domingos divide os consumidores em três grupos, definidos conforme a situação das finanças pessoais, são eles: os endividados, os equilibrados financeiramente e os poupadores. Cada grupo, diz o especialista, deve tratar a compra de um novo carro de maneira diferente.
Nem pensar! Os endividados não devem nem cogitar comprar um veículo neste momento. A prioridade é resolver os problemas, reduzindo gastos desnecessário. Caso a pessoa tenha o sonho de trocar ou adquirir um veículo, a compra deve ser planejada em um prazo longo, para quando já tiver quitado os débitos e feito uma poupança, que dará a garantia de pode comprar com reservas para os gastos extras que terá.
Planeje-se! 
Quem está equilibrado financeiramente, por sua vez, também não deve se animar muito e sair por aí comprando por impulso, aconselha Domingos. Segundo ele, o consumidor equilibrado deve refletir se realmente quer esse bem de consumo, e caso a resposta seja positiva, iniciar imediatamente uma poupança com esse objetivo.
“Os equilibrados financeiramente não percebem que não possuem dinheiro em caixa para comprar à vista e que para um financiamento longo é necessário planejamento. Tornando esta compra um grande passo para sair do equilíbrio financeiro”, observa o educador financeiro.
Sinal verde! 
No que diz respeito aos consumidores classificados como poupadores, se após uma análise houver a conclusão de que é necessário um novo veículo, essa é uma boa hora! Contudo, lembra o especialista, sempre é necessário refletir e, se faltar alguma quantia e a pessoa precisar recorrer ao financiamento, deve-se pensar se a parcela cabe no orçamento mensal, não esquecendo-se dos gastos de manutenção.
Despesas Extras
Ainda conforme Domingos, antes de comprar um carro, é preciso ter em mente que um veículo não é um investimento, devido a sua rápida desvalorização.
Além disso, deve se considerar outras despesas, além da compra, como os gastos com manutenção, combustível, IPVA, seguro, licenciamento e, até mesmo, possíveis multas. Em média, o custo mensal de automóvel equivale a 3% do valor do carro, assim, a manutenção de um carro de R$ 20 mil, por exemplo, terá aproximadamente custo de R$ 600 mensais.
Medidas
De acordo com o novo pacote de medidas anunciado ontem, o IOF para o crédito ao consumo para pessoas físicas passou de 2,5% ao ano para 1,5% ao ano.
Já em relação ao IPI, os veículos de mil cilindradas tiveram a alíquota reduzida de 7% para zero, enquanto os veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas ganharam novas alíquotas de acordo com o tipo de combustível, conforme tabela abaixo:
Cilindradas Gasolina      Álcool/Flex
1.000  de   7% para zero de 7% para zero
De 1.000 a 2.000         de 13% para 6,5%             de 11% para 5,5%
Comerciais leves de   4% para 1% de 4% para 1%

Nenhum comentário:

Postar um comentário